sexta-feira, 4 de maio de 2012

CRUZEIRO DO SUL E BRASIL POST

CRUZEIRO DO SUL

E O BRASIL



O Cruzeiro do Sul, ( Crux ) é uma constelação do hemisfério celeste  sul que foi importantissima para orientação  dos primeiros navegantes europeus , abaixo da linha do  Equador , pois era um ponto de referência exato e confiável . Apesar do seu pequeno tamanho é uma das mais notáveis constelações .

.Para  saber onde estava  o pólo celeste sul  os antigos  pilotos observavam  o Cruzeiro do Sul , prolongavam  o imaginário e maior eixo da cruz, quatro vezes e meia o seu tamanho  e  encontravam  a posição do Polo Celeste Sul. Isto em qualquer posição em que estivesse  a constelação.



O Cruzeiro do Sul era visível para o antigos gregos que o consideravm como parte da constelação do Centauro . Contudo , a Precessão dos Equinóxios baixou suas estrelas no horizonte sul da Europa de modo que elas , tornadas  invisíveis , terminaramu esquecidas pelos povos do Velho Continente . Assim , em torno 400 d.C.  a maior parte delas  não eram mais vistas nos céus de Atenas .

Atualmente o Cruzeiro do Sul não é visto acima da latitude de 25º norte , onde se situa a Europa .

A autoria do nome Cruzeiro do Sul é uma tema muito polêmico entre  historiadores e astrônomos .

O Brasil está ligado à história dessa constelação através da  Carta do Mestre João  escrita pelo espanhol João Faras ou João Emeneslau, entre 28 de abril e 1º de maio de 1500 , durante a viagem de Cabral . A carta é famosa na Astronomia por fazer uma das primeiras descrições astronômicas exatas  da constelação do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário