CRUZEIRO DO SUL
E O BRASIL
O Cruzeiro do Sul, ( Crux ) é uma constelação do hemisfério celeste sul que foi importantissima para orientação dos primeiros navegantes europeus , abaixo da linha do Equador , pois era um ponto de referência exato e confiável . Apesar do seu pequeno tamanho é uma das mais notáveis constelações .
.Para saber onde estava o pólo celeste sul os antigos pilotos observavam o Cruzeiro do Sul , prolongavam o imaginário e maior eixo da cruz, quatro vezes e meia o seu tamanho e encontravam a posição do Polo Celeste Sul. Isto em qualquer posição em que estivesse a constelação.
O Cruzeiro do Sul era visível para o antigos gregos que o consideravm como parte da constelação do Centauro . Contudo , a Precessão dos Equinóxios baixou suas estrelas no horizonte sul da Europa de modo que elas , tornadas invisíveis , terminaramu esquecidas pelos povos do Velho Continente . Assim , em torno 400 d.C. a maior parte delas não eram mais vistas nos céus de Atenas .
Atualmente o Cruzeiro do Sul não é visto acima da latitude de 25º norte , onde se situa a Europa .
A autoria do nome Cruzeiro do Sul é uma tema muito polêmico entre historiadores e astrônomos .
O Brasil está ligado à história dessa constelação através da Carta do Mestre João escrita pelo espanhol João Faras ou João Emeneslau, entre 28 de abril e 1º de maio de 1500 , durante a viagem de Cabral . A carta é famosa na Astronomia por fazer uma das primeiras descrições astronômicas exatas da constelação do Cruzeiro do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário