quarta-feira, 23 de maio de 2012

PRIMEIRO NAUFRÁGIO DO BRASIL POST

PRIMEIRO NAUFRÁGIO



DO BRASIL





Durante os primeiros anos após o Descobrimento do Brasil várias expedições navais portuguesas, francesas e espanholas percorreram  nosso litoral a fim de conhecer a nova terra , fazer levantamentos cartográficos e avaliar  suas potenciais riquezas .



No dia 10 de junho de 1503, o navegador  italiano Américo Vespúcio partiu de Lisboa na companhia de Gonçalo Coelho também navegador , sob bandeira portuguesa , com destino às terras do Novo Mundo.



Seis caravelas deixaram o porto e se dirigiram para Cabo Verde onde fizeram uma breve escala e depois seguiram para Serra Leoa, lá ficaram durante dois meses para escapar das temidas calmarias do Atlântico . Permanecer numa calmaria nesta região, num clima quente e abafado, poderia significar a morte numa época em que o vento era o único propulsor eficiente para os navios no oceano.



No dia 10 de agosto de 1503, menos de um mês após deixar a África, a expedição se deparou com uma ilha, "coisa de grande altura no meio do mar, verdadeira maravilha da natureza". A ilha foi batizada de “São Lourenço” mas entraria para historia como Fernando de Noronha e  foi descrita como "cheia de aves marinhas e terrestres, inumeráveis e tão familiares que se deixavam apanhar à mão".



Ao se aproximar da ilha a nau  de Gonçalo Coelho se chocou contra um banco de recifes submersos e naufragou. Toda a tripulação se salvou e foi recolhida pelo navio de Vespúcio , mas a caravela foi ao fundo. Vespúcio procurou um bom porto na ilha enquanto tentava salvar  o que se pudesse da embarcação naufragada.



Ficaram ancorados por uma semana e a ilha . Oito dias depois Vespúcio deixou Noronha para se encontrar com as outras embarcações que já estavam a caminho do Brasil.



O 1º naufrágio da costa do Brasil , teria acontecido nas cercanias do recife chamados de Espigões, próximos a Ilha dos Sinos, atualmente  Ilha do Frade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário