quarta-feira, 23 de maio de 2012

TESOURO SUBMERSO DO RAiNHA DOS ANJOS POST

O TESOURO SUBMERSO



DO RAINHA DOS ANJOS



Nos séculos XVII e XVIII, o litoral do Brasil era uma das mais importantes rotas marítimas coloniais do Atlântico Sul .

A localização geográfica, fazia  com que o Rio de Janeiro se tornasse um ponto de parada quase obrigatória para navios que faziam o retorno  da Ásia à Europa.

O “Rainha dos Anjos”  navio de guerra português , com 300 tripulantes e armado com 55 canhões, partiu da China rumo a Lisboa contendo além da carga habitual , valiossímos presentes da corte chinesa para o Papa Clemente XI , e o Rei de Portugal, D. João V.

Dentre estes, havia vidros e porcelanas de interesse histórico excepcional, fabricados na oficina do Palácio Imperial de Pequim , durante o período em que o imperador chinês Kangxi ( 1662 a 1722 ) esteve no poder.

O tesouro do “Rainha dos Anjos” vale   cerca de 450 mil dólares em peças ( 128 vasos de porcelana e 136 raríssimos vasos de vidro de Pequim) .


A nau  partiu de Macau rumo à Lisboa , em 9 de dezembro de 1721 .

Em sua escala no porto do  Rio de Janeiro, o navio explodiu violentamente , partiu – se em dois  e foi a pique por uma circunstância bastante trivial : uma vela fora deixada acesa em seu abarrotado porão causando um incêndio, que apesar dos danos não deixou vítimas .

A exata localização do  “ Rainha dos Anjos” na Baía da Guanabara é bastante difícultada  pelas condições atuais das águas e do solo na área portuária e do tempo decorrido do acidente ( quase 300 anos ) .




Nenhum comentário:

Postar um comentário