quinta-feira, 10 de maio de 2012

658 DESAFORTUNADOS MARINHEIROS POST

658 Desafortunados Marinheiros



A Marinha de Guerra do Brasil perdeu cerca de 658 homens fora de combate com inimigos .

Durante a I Guerra Mundial (1914 – 1918 )  cerca de 125 tripulantes  morrem vitimados pela pandemia de Gripe Espanhola  quando  os navios da Marinha fundeiam em Dacar (26.ago.18) , em missão de defesa no Atlântico Sul .

O Encouraçado de Esquadra Aquidabã , construido em 1885 , foi o 1º navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil para lembrar  um riacho afluente do rio Paraguai, às margens do qual se travou a última batalha da Guerra do Paraguai , em 1º de março de 1870, quando  morreu o ditador Solano Lopes.

Em 21 de janeiro de 1906  encontrava-se fundeado na Enseada de Jacuacanga, na Baía da Ilha Grande-RJ, juntamente com outros  cruzadores estando embarcada nos navios uma comitiva ministerial  , que realizava estudos acerca da construção de uma base naval naquela baía.

Por volta das 22:45hs, ocorreu uma violenta explosão no paiol de munição do Aquidabã. Faleceram 112 homens da tripulação e membros da comitiva ministerial , dentre os quais o filho do Ministro da Marinha  e 81 praças , salvando-se 96 homens .



O Bahia e seu “irmão”   Rio Grande do Sul eram os navios líderes  da classe de cruzadores construídos para o Brasil , no Reino Unido.

Na Segunda Guerra Mundial o Bahia foi usado  como escolta de comboios , navegando mais de 100.000 milhas náuticas no decorrer de quase um ano.

A 2ª  Guerra Mundial tinha terminado há 2 meses , quando em 4 de julho de 1945 , durante os preparativos para um exercício com as metralhadoras antiaéreas Oerlikon de 20 mm , o cruzador Bahia parou momentaneamente para lançar ao mar um alvo flutuante para exercício de tiro, mas às 09:10h , foi sacudido por uma violenta explosão causada por um tiro acidental  , que acertou as bombas  de profundidade armazenadas na popa .

A violenta explosão ocorreu quando o navio estava próximo aos Rochedos de São Pedro e São Paulo e na catástrofe , perderam a vida 340 tripulantes .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário