sábado, 12 de maio de 2012

CANHÕES NAVIOS PORTUGUÊSES POST

CANHÕES DOS

NAVIOS PORTUGUÊSES

Na Era dos Descobrimentos ou das  Grandes Navegações ( séc.XV –XVI ) Portugal instalou  canhões  em navios com casco reforçado para mil tonéis, cujo modelo foi utilizado na construção de caravelas .

Tanto os canhões de navios de guerra como os usados em terra, possuíam almas lisas (o cilindro interior de seus tubos não era raiado) e, por isso, não eram de grande alcance ou precisão.

O calibre dos canhões era identificado pelo peso dos projéteis em libras, ( ao peso de 0,456 kg: por libra) : 12 libras; 18 libras, 24 libras .

Estes canhões embarcados  eram de um tipo  mais leve do que os terrestres  e tinham o alcance de aproximadamente duas milhas e meia .

O maior problema enfrentado na fabricação de canhões , foi acertar a têmpera adequada para evitar as freqüentes e temidas explosões que feriam e matavam muitos artilheiros .

A força militar portuguesa no Ultramar esteve satisfatoriamente protegida por tais canhões durante os Descobrimentos Portugueses.

Assim fez Cabral sobre Calicute na Índia, após a descoberta do Brasil. Vasco da Gama também infligiu  pesadas perdas aos inimigos em  Calicut. O Comandante Duarte Pacheco Pereira , em Cochim , com dezoito canhões abateu 150 navios árabes. Com o auxílio desses canhões outros comandantes portugueses impuseram o domínio colonial  português sobre a China e o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário