quinta-feira, 3 de maio de 2012

DOENÇAS DOS NAVEGANTES POST

DOENÇAS DOS NAVEGANTES



A bordo das caravelas  certas  doenças manifestavam-se com  frequência  e decorriam de duas situações principais:   alimentação deficiente e falta de condições higiênicas .



A falta de frutas frescas levava à carência de vitamina  C que gerava o temido e generalizado escorbuto .



É facilmente compreensível que o navio representava, pelas suas exíguas dimensões um ambiente confinado , um excelente meio de transmissão de vários agentes patológicos : fungos , bactérias e virus ( varíola , tuberculose , difteria, etc ) .



A água potável  transportada em grandes tonéis, se contaminava  pela proliferação de algas e bactérias  que gerava crises diarrêicas e vômitos ( gastroenterites ).



As comidas , sem refrigeração e armazenada em paióis pouco arejados, quentes e úmidos,  se deteriorava e apodrecia rapidamente. Peixes frescos eram  uma raridade – porque  difíceis de pescar em alto-mar .

Ninguém se lavava, pois o banho era considerado nocivo à saúde o que  significava  piolhos ,pulgas e micoses da pele

A bordo não havia nenhum espaço reservado à higiene pessoal . As necessidades fisiológicas eram feitas  num balde que depois se pendurava borda fora para que as ondas se encarregassem da limpeza geral.

Também não existia nada que se parece-se com papel higiênico. Para os mesmos fins utilizava-se uma corda que ia sempre suspensa e com a ponta desfiada dentro de água. Quem precisasse , puxava esse tipo de pincel encharcado, resolvia o problema e repunha-o no seu lugar.



Como consequêcia da generalizada falta de higiene os navios viviam infestados de ratos, baratas , carunchos

e vermes que disputavam  com os navegantes o alimento escasso e contaminado .



Por isso , não é de admirar que dos 160 marinheiros que embarcaram com Vasco da Gama , 120 morreram   no mar oceano .




Um comentário: