CRONISTA COLONIAL
Anthony Knivet ( c.1560 - c.164 ) foi um aventureiro inglês que acompanhou o corsário britânico Thomas Cavendish em sua 2ª viagem à América (1591) , em plena guerra entre Inglaterra e Espanha.
Participou do ataque à vila de São Vicente e , após uma acidentada e viagem trágica ao Rio da Prata , foi capturado pelos portugueses.
Fez 3 tentativas de fuga e em uma delas, chegou a Angola, de onde Salvador Correia de Sá, (governador geral do Brasil) mandou-o resgatar .
Nas demais fugas, teria vivido vários meses entre os tupinambás, aprendendo sua língua . Segundo Knivet , os colonizadores portugueses eram "gente capaz de crueldade sanguinária".
Knivet foi levado a Lisboa, em 1599 pela família de Salvador Correia de Sá, onde viveria como seu escudeiro.
No seu relato é, pela primeira vez, mencionado o vilarejo de Paraty, no Rio de Janeiro, em 1597. Foi provavelmente a 1ª pessoa nas Américas a se utlizar de escafandro para tentar resgatar peças de artilharia que haviam afundado no mar .
Em 1602 ainda estava em Lisboa, e acabou rumando depois para a Inglaterra, onde publicou o livro publicado em 1625 , “As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet” .
Neste livro , Knivet narra entre outros fatos , a sua vida no primitivo Rio de Janeiro e os hábitos dos portugueses e dos índios. Suas diversas viagens através de várias partes dessa região. Suas extraordinárias provações com 12 portugueses que foram devorados pelos selvagens. Sua vida com os canibais e, depois disso, com os portugueses, de quem foge para Angola
As diversas tribos de selvagens no Brasil : suas várias naturezas, costumes e ritos.
As criaturas e outras “coisas incríveis” que presenciou em suas inúmeras peregrinações durante muitos anos. Knivet também fez uma descrição dos vários rios, portos, enseadas e ilhas do Brasil – para orientar os primeiros navegadores da região .
Deste modo , por desígnios insondáveis , Anthony Knivet ,tecnicamente um ex-pirata , tornou –se um dos primeiros e valiosos cronistas da nossa História .
Nenhum comentário:
Postar um comentário