Os peabirus ( “veredas de pé posto” ) eram caminhos indígenas , pré-cabralinos , interligando os vários grupos de índios por até milhares de quilômetros , existentes em várias regiões do Brasil .
Após o Descobrimento , essas trilhas seculares foram usadas pelos colonizadores para penetrar no interior do país .
O mais conhecido deles foi o “Caminho do Peabiru” que conduzia os bandeirantes paulistas às povoações espanholas e às Missões dos Jesuítas , correspondendo atualmente ao Paraná , Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul .
Outros conhecidos peabirus foram aqueles em direção às regiões auríferas de Minas Gerais , através da Serra da Mantiqueira .
Outra importante via de acesso usada pelos nossos indígenas saía de S.Paulo para Minas Gerais , demandando o alto rio São Francisco e os sertões da Bahia .
Vários desses intinerários foram depois utilizados pelos colonizadores lusos e no presente correspondem ao traçado de várias ferrovias e rodovias . O trajeto da atual Via Anchieta , rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro baseou-se numa antiga trilha tupiniquim .
A história do município de Peabiru ( PR ) está ligada à história do Caminho do Peabiru, que se estendia por mais de 1 200 quilômetros da costa do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, atravessando os rios Tibaji, Ivaí e Piquiri, pelo qual passou a expedição organizada em 1769 pelo capitão-mor Afonso Botelho de Sampaio e Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário