domingo, 6 de maio de 2012

PEABIRUS POST

PEABIRUS



Os peabirus ( “veredas de pé posto” ) eram caminhos indígenas , pré-cabralinos , interligando os vários grupos de índios por até milhares de quilômetros , existentes em várias regiões do Brasil .

Após o Descobrimento , essas trilhas seculares foram usadas pelos colonizadores para penetrar no interior do país .

O mais conhecido deles foi o “Caminho do Peabiru que conduzia os bandeirantes paulistas  às povoações espanholas e às Missões dos  Jesuítas , correspondendo atualmente ao Paraná , Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul .

Outros conhecidos  peabirus foram aqueles em direção às regiões auríferas de  Minas Gerais , através da Serra da Mantiqueira .

Outra importante via de acesso usada pelos nossos indígenas saía de S.Paulo para Minas Gerais , demandando o alto rio São Francisco e os sertões  da Bahia .

Vários desses intinerários foram depois utilizados pelos colonizadores lusos e no presente  correspondem ao traçado de várias ferrovias e rodovias . O trajeto  da atual Via Anchieta , rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro baseou-se numa antiga trilha tupiniquim .

A história do município de Peabiru ( PR ) está ligada à história do Caminho do Peabiru, que se estendia por mais de 1 200 quilômetros da costa do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, atravessando os rios Tibaji, Ivaí e Piquiri, pelo qual passou a expedição organizada em 1769 pelo capitão-mor Afonso Botelho de Sampaio e Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário