A “GUERRA GRANDE”
A derrota militar na Guerra do Paraguai ( “ Guerra Grande” para os paraguaios ) iniciou um retrocesso decisivo no desenvolvimento daquele país , tornando-o um dos menos progressistas da América do Sul, devido ao seu decréscimo populacional, perda de território e ocupação militar por quase dez anos , entre outros pesados ônus .
As perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, da fome e das epidemias que se alastraram durante a guerra .
Algumas fontes citam que 75% da população paraguaia teria perecido ao final da Guerra,mas estimativas contemporâneas, , fixam o percentual de perdas de vidas entre 15% e 20% da população.
O Paraguai sofreu uma acentuada redução em sua população . A guerra acentuou um desequilíbrio entre a quantidade de homens e muheres .
As aldeias paraguaias destruídas pela guerra foram abandonadas e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência na região central do país. As terras das regiões mais férteis foram vendidas a estrangeiros ,principalmente argentinos, e transformadas em latifúndios.
A indústria entrou em decadência obrigando o mercado paraguaio a abrir -se para importações dos produtos ingleses e o país viu-se forçado a contrair seu primeiro empréstimo no exterior:1.000.000 de libras , da Inglaterra
A Inglaterra é considerada como a potência mais beneficiada por esta guerra, pois além de ver extinta a competição paraguaia na América do Sul como exemplo de desenvolvimento, viu Brasil e a Argentina aumentarem suas dívidas externas.
Além das perdas populacionais o Paraguai sofreu descréscimo territorial . Depois da guerra, boa parte das suas melhores terras do foi anexada pelos vencedores ,reduzindo em 40% seu território . O Brasil ficou com a região entre os rios Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso. A Argentina anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central ( território argentino de Formosa ).
O Paraguai pagou também uma onerosa indenização de guerra, no caso do Brasil , até a Segunda Guerra Mundial.
Após a Guerra, por décadas, o Paraguai manteve-se sob a hegemonia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário