quarta-feira, 30 de maio de 2012

PARAGUAI APÓS GUERRA GRANDE

PARAGUAI  APÓS

A “GUERRA GRANDE”



A derrota militar na Guerra do Paraguai ( “ Guerra Grande” para os paraguaios )   iniciou  um retrocesso  decisivo no desenvolvimento   daquele país ,  tornando-o um dos  menos progressistas  da América do Sul, devido ao seu decréscimo populacional, perda de território e ocupação militar por quase dez anos , entre outros pesados ônus .

 As perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, da fome e das epidemias que se alastraram durante a guerra .

 Algumas fontes citam que 75% da população paraguaia teria perecido ao final da Guerra,mas  estimativas contemporâneas, , fixam o percentual de perdas de vidas entre 15% e 20% da população.

O Paraguai sofreu uma  acentuada  redução em sua população . A guerra acentuou um desequilíbrio entre a quantidade de homens e muheres .

As aldeias paraguaias destruídas pela guerra foram abandonadas e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência na região central do país. As terras das regiões  mais férteis foram vendidas a estrangeiros ,principalmente argentinos, e transformadas em latifúndios.

A indústria entrou em decadência obrigando o mercado paraguaio  a abrir -se para importações dos produtos ingleses e o país viu-se forçado a contrair seu primeiro empréstimo no exterior:1.000.000  de libras , da Inglaterra

A Inglaterra é considerada como  a potência mais beneficiada por esta guerra, pois além de ver extinta a competição paraguaia na América do Sul como exemplo de desenvolvimento, viu Brasil e a Argentina aumentarem suas dívidas externas.

Além das perdas populacionais o Paraguai sofreu descréscimo territorial . Depois da guerra, boa parte das suas melhores terras do foi anexada pelos vencedores ,reduzindo em  40%  seu território . O Brasil ficou com a região entre os rios Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso. A Argentina anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central ( território argentino de Formosa ).

O Paraguai  pagou também  uma  onerosa  indenização de guerra, no caso do Brasil , até a Segunda Guerra Mundial.

Após a Guerra, por décadas, o Paraguai manteve-se sob a hegemonia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário