NO BRASIL DE
D.JOÃO VI
Em 28 de janeiro de 1808 foi promulgado O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas , pelo Príncipe-Regente de Portugal , Dom João de Bragança ( futuro D.João VI ) . Por esse diploma era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente a indústria e o comércio da Inglaterra .
À época a Inglaterra sofria com Bloqueio Continental a decretado por Napoleão ( 22.nov.1806 ) que impedia o acesso a portos de vários países pelos navios do Reino Unido .
Os produtos ingleses chegariam ao Brasil com impostos de 15%, enquanto de outros países deveriam pagar 24% ; este privilégio tarifário fez com que o Rio de Janeiro , sede da Corte de nosso país , fosse maciçamente inundado por produtos ingleses.
Como consequência , os portos ficaram congestionados com navios mercantes e os armazéns ingleses literalmente abarrotados com todo o tipo de mercadorias : algumas sem dúvida , úteis , mas outras não passavem de quinquilharias
A pressa em vender , impediu que muitos comerciantes avaliassem os hábitos dos consumidores, inclusive o tipo de clima de onde moravam .
Assim , surrealmente , encontravam- no Rio de Janeiro , procedentes da Inglaterra , ofertas de :
xales de grossa lã e confecções em veludos ( inadequeados para o clima tropical ) , espartilhos para mulheres ( de uso desconhecido no Brasil ) ; carteiras para cédulas ou porta-notas ( não havia papel - moeda na Colônia , as transações eram feitas com moedas metálicas ) e até patins para gelo ...
ESSE PATINS PRA GELO FARIA SUCESSO NO TOPO DA SERRA DE SC MAS NA ALTURA DEVIA SER MATO COM GUARANIS
ResponderExcluirNossa... Vivendo e aprendendo...
ResponderExcluir