DOM JOÃO VI ,
UM ESTADISTA
INJUSTIÇADO ?
D.João VI é até hoje um dos personagens mais caricatos e ridicularizados da história luso-brasileira e sua pessoa, é retratada habitualmente como grotesca . Segundo a historiografia mais recente , na maior parte dos casos é uma imagem injusta , pois ela mostra um rei completamente diferente da imagem estereotipada .
Dom João VI teria sido em realidade um grande estadista inovador – ainda que por necessidade e talvez sem muita noção do que fazia – um monarca que plantou a semente da nação que um dia se tornaria o Brasil.
Diz – se de D.João VI ( verdadeiramente ou de modo maledicente ) que :
- popularmente era conhecido com “ D.João Charuto”. - - tinha hábitos pessoais muito simples para um rei .
- era um homem baixo, gordo , feio e mal-ajambrado.
- tinha feridas na perna e andar trôpego.
- era religioso do tipo “ carola”.
- “Rei fujão” que abandonou covardemente seus país , não enfrentando Napoleão Bonaparte .
- apreciador de música sacra.
- grande leitor e admirador de obras sobre arte .
- indolente , detestava atividades físicas.
- sofria de periódicas crises de depressão.
- indeciso , costumava “empurrar com a barriga” decisões inadiáveis .
- tinha aversão a mudanças em sua rotina, o que se estendia ao vestuário, e usava a mesma casaca até que ela se rasgasse, obrigando seus camareiros a costurá-la no próprio corpo do monarca enquanto ele dormia.
- sofria de ataques de pânico quando ouvia trovoadas, recolhendo –se e encerrando-se em seus aposentos com as portas e janelas trancadas, não recebendo ninguém.
- gostava do Brasil , apesar dos enxames de mosquitos e outras pragas e do calor abrasante dos trópicos, que de resto eram detestados pela maioria dos europeus .
- no Brasil , menos sedentário que em Portugal , praticava a caça , visitava e se demorava em lugares aprazíveis repousando em barracas, ou sob alguma árvore , nas proximidades do Rio de Janeiro .
- não gostava de tomar banhos .
- marido infeliz , pois o casamento com a princesa espanhola Carlota Joaquina foi um verdadeiro inferno. Esta o traía maritalmente , além de tentar derrubá-lo do poder . Em Portugal , D. João VI vivia no Palácio de Mafra , separado de D . Carlota , que residia no Palácio de Queluz. No Rio de Janeiro a separação de moradias continuou .
- paí ilegítimo de uma filha , com Eugênia José de Menezes , dama de companhia de sua mulher.
- filho extremado e sofredor com a doença mental da mãe , D.Maria I ( D.Maria , a Louca ) , durante penosos 24 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário