quarta-feira, 23 de maio de 2012

TESOURO DO BANDEIRANTE POST

O TESOURO OCULTO



DO BANDEIRANTE



O pico do Jaraguá é o ponto culminante da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros e situa-se a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área e está aberto à visitação pública .

Poucos turistas que ali vão sabem que o Morro do Jaraguá foi objeto de intensa mineração de ouro a partir de 1580 , iniciando o Ciclo do Ouro em São Paulo .

O ouro do Jaraguá foi explorado até o esgotamento, no século XIX. Os garimpeiros deixaram visíveis marcas  de escavações nas rochas do Pico ( “cavas  de mineração”) ainda hoje observadas às margens da Rodovia Anhaguera  

As primeiras notíciais que se tem do local é que em 1561, ali chegaram - na Fazenda Jaraguá -  Luis Martins (técnico em minas vindo de Portugal) e Brás Cubas . Pouco tempo depois, Jerônimo Leitão, associado a Brás Cubas, ali montara uma  pequena extração de ouro.

Porém, de maior monta foi o ouro encontrado em 1580 ou 1590 no Pico do Jaraguá e no Córrego Santa Fé - cujas nascentes situam-se na encosta da montanha - pelos Affonso Sardinha ( pai e filho com o mesmo nome) e por Antonio Bicudo Carneiro.
A extração de ouro na região do Jaraguá, por  Afonso Sardinha e seu irmão, parece ter sido muito próspera no período entre 1588 e 1597 . Um neto de Afonso  , Gaspar Sardinha , ainda explorava as minas de ouro do Jarguá em 1636 , auferindo lucros .

Em 1591,  o capitão da Vila de Piratininga ( São Paulo ) Afonso Sardinha, erguia no local uma construção  para a defesa,e em alguns casos, para  o contra-ataque aos índios tupi-guaranís da região .

Do outro lado do rio Pinheiros viveram o paulistano Afonso Sardinha e o seu pai, português do mesmo nome. Para diferenciá-los os historiadores referem-se às vezes a Afonso Sardinha, o moço e Afonso Sardinha, o velho.
Do moço Afonso Sardinha sabe-se que foi o primeiro descobridor, por volta de 1598, de minas em várias serras brasileiras, entre elas as do morro do Jaraguá. Com relação a outros episódios históricos, entretanto, a homonomia de pais e filhos tem gerado confusões. Quanto à Casa do Bandeirante existente no Butantã, sua construção é atribuída a Afonso Sardinha, sem que se especifique tratar-se do pai ou do filho.



Servia ainda de ponto de partida para as Bandeiras, as expedições que seguiam rumo ao interior de São Paulo e do Brasil à procura de ouro e de índios para escravizar.

Afonso Sardinha -  o Moço ou o Mameluco, bandeirante ,  tinha acompanhado o pai  Afonso Sardinha – o Velho , em todos seus feitos exploratórios .

Em 1604 , Afonso - o Moço , fez testamento , no sertão, em que  declarava  possuir “80.000 cruzados de ouro em pó, enterrado em botelhas de barro”.

Esta declaração bombástica fez com que muitos caçadores de tesouros se lançassem à procura da fortuna do bandeirante , provavelmente  ocultada  em algum lugar onde residira . Obviamente , não se sabe o resultado das buscas ...

Um comentário:

  1. COISA MESMO DE SALOIO DAQUELES QUE GUARDAM DINHEIRO EM COLCHÃO HAHA TIPICO PAULISTA

    ResponderExcluir