segunda-feira, 14 de maio de 2012

PRIMEIRO BRASILEIRO NA EUROPA POST

O PRIMEIRO BRASILEIRO



NA EUROPA



Binot Paulmier de Goneville, nobre da Normandia (região norte da França), partiu do porto de Honfleur em 24 de junho de 1503, no comando do navio “l'Espoir” ( “Esperança”), com destino às Índias Orientais. Nas alturas do Cabo da Boa Esperança uma violenta tempestade desviou  o navio da rota original .

 Em 6 de janeiro de 1504 , após vagar semanas  pelo Atlantico Sul o navio de Goneviile aportou na ilha de São Francisco do Sul , em Santa Catarina  Ali permanceu 6 meses , estabelecendo amizade com os pacíficos  carijós  liderados por um ancião chamado Arô –Içá , ( Arosca ) .

Em 3 de julho de 1504,  ao retornar para a França , Gonneville levou consigo o filho do cacique Arosca, Içá - Mirim, então com 14 anos de idade, para "ensinar-lhe a arte da artilharia e mostrar-lhe a vida entre os cristãos" .  Prometeu a Arosca que o traria de volta em 20 luas ( meses ) , mas o naufrágio do “Espoir” já no litoral da França o impediu de cumprir a palavra empenhada.

Içá-Mirim ( Essomeric )  acompanhado por um guerreiro da tribo carijó, chamado Namoa, embarcou para a França e recebeu o batismo a bordo do “Espoir” , adotando o nome de Binot. Namoa faleceu na viagem,antes de ser batisado ,  provavelmente de escorbuto ( doença causada pela carência de vit.C. )

Içá-Mirim foi educado na França, e casou-se com Suzanne, uma das filhas do Capitão Binot Paulmier, com a condição de que os 14 filhos descendentes do casal usassem o nome e o brasão de armas da tradicional família francesa.

Içá Mirim, ou Binot para os franceses, nunca mais retornou ao Brasil, adaptou – se ao novo país e tornou-se um homem de grande prestígio  e cultura, tendo recebido o título de Barão. Faleceu aos noventa e seis anos de idade.

O documento da última viagem de “Espoir”  foi encontrado apenas  no século XIX, por Paul Gaffarel, no Almirantado da Normandia. Gaffarel ( 1843 – 1920 ) foi um historiador francês  , professor em Dijon e  graças a ele que se pôde reconstruir boa parte da história da heróica e ousada viagem do Conde Binot Paulmier de Gonneville, certamente o maior dos navegadores franceses do século XVI e de seu protegido  Içá – Mirim , o primeiro brasileiro a viajar à Europa.  .


Um comentário:

  1. TOSCO - ELE ERA FILHO DE SÓ MAIS UM CACIQUE E VIROU NOBRE NA EUROPA E AINDA COMEU A FILHA DOS NOBRES ESSES EUROPEUS SEMPRE TIVERAM UM PARAFUSO A MENOS HAHA

    ResponderExcluir