HANS STADEN
EM PERNAMBUCO
Hans Staden ( 1525 - c. 1579) foi um marinheiro, aventureiro , mercenário e cronista alemão que por duas vezes em meados do séc. XVI , esteve no Brasil, onde participou de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses traficantes de pau – brasil e seus aliados indígenas.
A estada de Hans Staden em Pernambuco durante sua primeira viagem do Brasil é pouco conhecida , eclipsada por sua segunda visita quando ocorreram episódios mais rocambolescos e portanto mais notórios .
Hans Staden partiu de Portugal para a capitania de Pernambuco , onde chegou em 28 de Janeiro de 1548 , numa nau portuguesa enviada para recolher pau-brasil (Caesalpinia echinata), combater navios franceses que estivessem negociando com os nativos,e transportar degredados portugueses para povoar a colônia.
O governador de Pernambuco, Duarte da Costa, que enfrentava uma revolta indígena na ocasião, pediu ajuda aos recém-chegados . Hans Staden e os demais rumaram para Igaraçu, próximo a Olinda, em um barco para auxiliar na luta. Igaraçu , sitiada por 8.000 índios , estava defendida por apenas aproximadamente 120 pessoas, às quais se juntaram os cerca de 40 marujos , incluindo Hans Staden. Depois de uma luta feroz e de um cerco prolongado no qual vieram a faltar víveres , os defensores conseguiram, afinal, vencer os indígenas.
Dias depois, enfrentaram na costa da Paraíba um navio francês que levou a melhor e, logo depois, retornaram à Europa , com a nau vazia , aportando em Lisboa no dia 8 de Outubro de 1548 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário