terça-feira, 29 de maio de 2012

DESCOBRIDORES DO BRASIL ANTES DE CABRAL POST

DESCOBRIDORES DO

BRASIL ANTES

DE CABRAL



Antes de Cabral ,   é provável que outros navegantes europeus  tenham descoberto o Brasil .

Duarte Pacheco Pereira, o Grande (14601533) foi um navegador, militar e cosmógrafo português e provável descobridor do Brasil.

Em 1498  , D. Manuel I , rei de Portugal encarregou-o de comandar uma expedição naval  secreta,  com o objetivo de descobrir  terras situadas provavelmente para além da linha de demarcação do Tratado de  Tordesilhas .

A  expedição que, partiu do Arquipélago de Cabo Verde,  teria culminado com o descobrimento do Brasil, em algum ponto da costa entre o Maranhão e o Par , entre os meses de novembro e dezembro desse mesmo ano. Dali, Duarte Pereira teria acompanhado a costa Norte brasileira , alcançando a foz do rio Amazonas e a ilha do Marajó.

 evidências concretas de que dois navegadores espanhóis, Vicente Yáñez Pinzón ( 1562 – 1514 )  e Diego de Lepe, teriam viajado ao longo da costa norte e nordeste do Brasil , entre janeiro e março de 1500. Pinzón foi desde o litoral   do que hoje é a cidade de Fortaleza ( CE ) até a foz do rio Amazonas. Ali, encontrou uma outra expedição espanhola, liderada por Diego de Lepe , seu primo , que chegaria ao rio Oiapoque em março.

Nessa expedição, alcançou a costa do Brasil, tendo avistado um grande promontório que seria  o atual Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco  ou  a  Ponta do Mucuripe, em Fortaleza no Ceará  ; mas há outras duas possibilidades : o Cabo de São Roque,  (RN) e Ponta dos Seixas-Cabo Branco , ( PB ) .

Pinzon teria chamado  o cabo de Santo Agostinho , de Santa María de la Consolación e do qual tomou posse para a Espanha em 20 de janeiro . Na ocasião, registrou-se um violento combate com os índios locais, pertencentes à tribo dos potiguaras , quando teria capturado 36 indígenas Infletindo para o Norte, Pinzón atingiu, em fevereiro, a foz do Rio Amazonas, a qual denominou de “Mar Dulce”, de onde prosseguiu para as Guianas e, daí, para o Mar do Caribe.

Um comentário:

  1. EU VI UMA ILUSTRAÇÃO NO LIVRO DESSE CABO DE PINZON E PARECE UMA VISÃO DE NORTE PRA SUL E UMA ENSEADA EU APOSTARIA NO EXTREMO LESTE DO MAINLAND; VICE: CABO DE SÃO ROQUE - OBVIO OS LOBBIES MAIORES FICAM COM AS METROPOLES REGIONAIS

    ResponderExcluir