quinta-feira, 17 de maio de 2012

CARAMURU E PARAGUAÇU NA FRANÇA POST

CARAMURU E PARAGUAÇU

NA FRANÇA



Diogo Álvares Correia  (1475  -155 ) foi um náufrago português que passou a vida entre os indígenas da costa da Bahia   e que facilitou o contato dos primeiros viajantes europeus com os índios locais . Recebeu a alcunha de Caramuru ( palavra tupi que significa lampreia ) pelos tupinambás.

O náufrago português foi bem acolhido pelos tupinambás, a ponto de, o chefe deles, Taparica, lhe ter dado uma de suas filhas, Paraguaçu, como esposa.

Ao longo de quatro décadas, Correia manteve contatos com os navios europeus que aportavam no litoral da Bahia em busca da madeira do  pau-brasil e de outros gêneros tropicais .

Graças às relações amistosasa com o franceses , Caramuru e Catarina foram levados à França entre 1526 1528 . Em Saint – Malo ela  foi batizada , passando a chamar-se Catarina Álvares Paraguaçu, em homenagem a Cathérine des Granches, esposa de Jacques Cartier, que foi a sua madrinha. Na mesma ocasião, foi batizada outra índia tupinambá . Longeva , Catarina faleceu octogenária em 1586 .

Jacques Cartier ( 1491 – 1557 ) foi um explorador francês que ficou conhecido pelas suas três viagens ao Canadá em busca de ouro e em virtude daquais , a França ainda se faz presente na região leste do Canadá até aos dias de hoje. O estreito de Jacques Cartier recebeu o seu nome como homenagem.

2 comentários:

  1. NÃO ENTENDO - ELES ERAM ALIADOS DOS FRANCESES MAS E NA FUNDAÇÃO DA BAHIA VIRARAM A CASACA?

    ResponderExcluir
  2. Caramuru vendia pau-brasil para os piratas franceses. Caramuru naufragou no litoral da Bahia de Todos os Santos em 1510 e conseguiu sobreviver no meio dos tupinambás, casando-se com uma princesa indígena e tornando-se um dos chefes porque sabia manejar o arcabuz (mosquete). Começou a fazer amizade com os piratas franceses porque Portugal pouco ligava para o que acontecia na sua colônia. Mais tarde, entre 1526 e 1528, foi morar na França com Paraguaçu, onde viveu por 3 anos e onde ela foi batizada (na Bretanha) com o nome de Catarina do Brasil. Caramuru recebeu convite do Rei da França para servir de mediador na instalação de uma "possessão" francesa no litoral baiano, mas recusou. Voltou ao Brasil onde ajudou o português Thomé de Sousa, em 1549, a construir a primeira capital brasileira, Salvador. Dizem que foi o explorador bretão Jacques Cartier, explorador do Canadá, quem levou Caramuru para a França e que a sua mulher também chamava-se Catarina. Seria apenas uma coincidência? O que mais me impressiona é saber que a Certidão de Batismo de Catarina do Brasil foi encontrada no Canadá!

    ResponderExcluir