quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

JACOB RABBI , ALGOZ DO NORDESTE

JACOB RABBI , ALGOZ DO NORDESTE HOLANDÊS



Jacob Rabbi é sem dúvida a figura mais sinistra , abominável e hedionda do domínio holandês no Nordeste do Brasil . O seu nome está vinculado aos massacres de civis promovidos pelos batavos entre os quais se sobressaem as chacinas de Cunhaú e Uruaçu no Rio Grande do Norte .

Há um consenso entre os historiadores de que Rabbi era violento , astuto, cruel , sem escrúpulo, saqueador e frio mandante e executor de assassinatos .

Ele , judeu – alemão , natural do condado de Waldeck, emigrou para a Holanda onde foi contratado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas .

Rabbi chegou a Recife junto com o conde João Maurício de Nassau-Siegen , em 23 de janeiro de 1637, com a missão ser intérprete junto aos índios aliados dos holandeses .

Jacob Rabbi permaneceu durante quatro anos vivendo entre aqueles indígenas e assimilou os costumes nativos, num verdadeiro processo “indianização” .

Rabbi vivia com uma nativa janduí de nome Domingas, num sítio de sua propriedade, chamado "Ceará".

Paralelamente às más qualidades , o judeu-alemão possuía certa cultura e era poliglota ( falava alemão, holandês, latim , português, tupi e tarairiu ).

De sua autoria deixou uma importante relação de viagem contendo preciosas informações sobre a geografia da capitania, bem como sobre a etnografia dos tapuias . ( “De Tapuryarum moribus et consuetubinibus, e Relatione Iacobbi Rabbi, Qui aliquot annos inter illos vixit" ) .

Todos os assaltos, saques e morticínios dos índios janduís rendiam gado, roupa e jóias ao amigo Rabbi e como resultado, o judeu conseguiu acumular uma pequena fortuna.

No comando das tropas de janduís e potiguares , Rabbi foi responsável por vários saques e chacinas em engenhos –de – açúcar , entre as capitanias do Rio Grande, Paraíba e Pernambuco.

Na noite de 4 de abril de 1646 Jacob Rabbi foi morto, em Natal, de modo violento a tiros e golpes de espada.

Sua mulher Domingas , foi despojada, totalmente, dos bens de seu companheiro .

A maioria dos historiadores defende que a morte de Jacob Rabbi foi planejada pela Companhia das Índias Ocidentais , com o intuito de dar um basta às atrocidades do alemão . Outros pesquisadores atribuem – na à vingança de Joris Garstman , comandante holandês e genro de João Lostão Navarro , morto no massacre de Uruaçu .

.



2 comentários:

  1. O nome latino do livro que está sendo fornecido no artigo está errado. O título correto do escrito de Jacob Rabbi é "De Tapuiyorum moribus et consuetudinibus ex relatione Jacobi Rabbi, qui per aliquot annos inter illos vixerat".

    ResponderExcluir
  2. A história de Jacob Rabbi contada a partir de um ângulo mostra uma pessoa com aspectos monstruosos. Porém, se olharmos por outro ângulo ele deve ter sido uma pessoa muito interessante. Casou-se com uma indígena, se indiginou conhecendo profundamente os costumes dos povos originários e sendo um aliado deles e foi um amigo do Chefe Drarug. Ele guerreava contra os portugueses que há mais de cem anos já tinham cometido vários genocídios entre os Povos Indígenas. Os massacres de Cunhau e Uruaçu são quase nada diante do que portugueses fizeram com os Povos indígenas no Brasil.
    Sinto falta de uma historiografia que apresente um outro olhar sobre Jacob Rabi.
    Grato pela postagem.
    Meu email. romeriozeferino@gmail.com

    ResponderExcluir