sábado, 4 de fevereiro de 2012

O ABOMINÁVEL JACOB RABBI

O ABOMINÁVEL JACOB

RABBI





Em 1630 ,interessados em assegurar o seu controle sobre o interior do Nordeste , recém conquistado , os holandeses logo  firmaram alianças com os indígenas   Tapuias, com a "urgência de encontrar aliados, em número e força, para a manutenção do [ seu ] domínio”

Em 1631, dirigiu-se ao Conselho Político do Brasil Holandês o índio "Marcial ou Marciliano, fugitivo dos acampamentos portugueses, informando que seus companheiros ( os "reis" Janduí e Oquenaçu, Tapuias da Nação Tarairiú ) estavam desejosos de uma aliança com os invasores"

Durante o período da Dominação Holandesa no Nordeste (1630-1654), a política da Companhia das Índias Ocidentais (WIC) será a de relações amistosas  com os Tapuias . O próprio  Nassau "reconhecia a importância de manter tais aliados [ pois da ] amizade dos índios dependia  em parte o sossego e a conservação da colônia do Brasil" .

Em 1637 o judeu-alemão Jacob Rabbi , originário de Waldeck ( Hesse , Alemanha )  chega ao Brasil com o Conde Maurício de Nassau .



A pedido  de Nassau, Jacob Rabbi foi ao interior da Capitania do Rio Grande onde  passou quatro anos junto aos Tapuias Janduís, chefiados pelo "rei" de mesmo nome. Além de servir de intérprete dos Janduís para os holandeses, sua permanência entre os índios consolidava as bases  da aliança política neerlandesa – tapuia .

Jacob Rabbi assimilou e adotou muitos dos costumes dos indígenas e, através dessa sua adaptação, tornou-se um verdadeiro líder, fazendo com que os Tarairiús tornassem-se "uma espécie de matilha fiel, sempre pronta ao aceno do caçador para perseguir e despedaçar a caça levantada" .

 O judeu-alemão possuía certa cultura e era  poliglota ( pelo menos falava os idiomas alemão, holandês, português, tupi e tarairiú ) .

Os holandeses o elegeram como um  representante diplomático junto aos nativos, uma espécie  de “intérprete dos Tapuias”.

Participando da vida nômade destes nativos selvagens, Jacob  Rabbi, passou por um processo de “indianização”   e de tal forma se adaptara a estes selvagens em seus costumes e modos de viver, que se tornara como se fosse um deles”

Extremamente violento, exercia “indiscutível” liderança sobre os ferozes gentios Tapuia .

Após ter se afastado da vida tribal dos acampamentos tapuias  Jacó Rabbi se tornará  a figura mais sinistra , repelente e abominável do domínio holandês no Nordeste do Brasil .



Com a tolerância e conivência dos holandeses Rabbi  deixa  um rastro  de saques destruição e assassinatos entre as Capitanias da Paraíba e do Rio Grande ( atual Rio Grande do Norte ) .

Todos estes delitos   rendiam gado, roupa, jóias, a Rabbi" que  conseguiu acumular uma pequena fortuna .

Em 16 de julho de 1645 ,  70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares  comandados por Jacó Rabbi quando   participavam da missa dominical , no Engenho Cunhaú, em Canguaretama, RGN) no litoral sul potiguar.

 Em 3 de outubro de 1645 , Rabbi promoveu outra chacina  na qual 80 pessoas foram mortas em Uruaçu , em São Gonçalo do Amarante ( RGN).

No massacre de Uruaçu, foi morto João Lostau Navarro, sogro de Gardtzman , militar holandês , que , revoltado, decidiu se vingar de Rabbi , afirmando "que o mundo nada perderia se desembaraçasse de semelhante canalha".

Sob o pretexto de uma conversa de reconciliação  Gardtzman convidou Rabbi para uma reunião .

Em 4 de abril de 1646 após a realização da conferência ente os dois desafetos, Gardtzman saiu primeiro seguido depois   por  Rabbi . Então  se ouviram   dois disparos de fuzil. Caía, mortalmente ferido,  Jacob Rabbi que  também recebeu 6 golpes de sabre que deformaram partes do seu corpo .

Rabbi vivia com uma nativa, de nome Domingas, num sítio de sua propriedade, chamado "Ceará" e após sua morte ela  foi despojada de todos os bens do companheiro.

Jacob Rabbi foi sepultado no lugar onde morreu.

Jacob Rabbi foi autor de um famoso e importante relato  sobre  a vida e os costumes dos Tapuias , o qual foi dedicado  ao Conde de Maurício de Nassau. Graças a essa crônica muitos aspectos etnográficos dos Tapuias são hoje conhecidos, pois foi utilizada por vários outros autores holandeses , em seus escritos sobre estes silvícolas .








4 comentários:

  1. Interessante e pouco conhecido episódio de nossa história. Cabe a pergunta: os relatos sobre os tapuias feito por Rabbi são de fato conhecidos, ou meramente se têm notícia de sua existência? No primeiro caso, a se estudar a possibilidade de reeditar a referida crônica.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Gostaria de saber qual foi a bibliografia utilizada para editar esse excelente documento. Em especial as partes que estão entre aspas e em itálico.

    Grato. :)

    ResponderExcluir
  3. É necessário informar a fonte, autor, escritor etc desta postagem pois fica uma reportagem de pouca credibilidade.
    Em um dos parágrafos, fala-se que Jacob Rabbi comandou soldados e índios. Ora Rabbi não era militar. Como pode pois um civil de outra nacionalidade comandar militares holandeses? Se, neste período os judeus em geral viviam sendo perseguidos pela igreja católica, sendo expulsos da Espanha e Portugal e perseguido pela inquisição.
    Este episódio, deveria ser amplamente investigado pois o autor da postagem não citou fontes históricas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li em outras reportagens o Rabbi era funcionário da Companhia das Índias Orientais, encarregado de altas responsabilidades... impor a dominação e gerar lucro...

      Excluir