sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CONFEDERAÇÃO DOS CARIRIS POST

CONFEDERAÇÃO DOS CARIRIS



A “Confederação dos Cariris ou "Guerra dos Bárbaros", ocorridas  no Nordeste do Brasil , foi um movimento de resistência de indígenas  da nação tapuia cariri à dominação portuguesa, entre 1683 e 1713.

Durante o período da Dominação Holandesa do Nordeste (1630-1654), a política da Companhia das Índias Ocidentais (WIC)  foi de relações amigáveis com os tapuias, do interior , arqui- inimigos do tupinambás do litoral .


Com a expulsão dos holandeses do Nordeste do Brasil  em 1654, os portugueses puderam retomar seu avanço de colonização  em direção ao interior nordestino interrompido pela invasão flamenga . Porém , os lusos foram surpreendidos pela resistência dos índios tapuias, que haviam sido aliados dos holandeses .

 Várias  etnias indígenas tapuias do Nordeste  ( janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris)  , uniram-se em alianças chamadas pelos portugueses  Confederação dos Cariris , ou  a Guerra dos Bárbaros

A história dessa guerra  se divide em três fases: a primeira se inicia com uma revolta indígena na região do Assu (RGN) ; a segunda, de maior duração, teve lugar em Piancó  (PB) ; a terceira e derradeira, concentrou-se no Ceará.

A revolta começou com ataques generalizados contra vilas e fazendas, resultando em mortes , saques  e destruição de patrimônio.  Manuel da Ressurreição, então no Governo-Geral do Brasil, decidiu enviar  bandeirantes de São Paulo e de São Vicente ( Domingos Jorge Velho ) para acabar com a "anarquia".

Mas a presença dos bandeirantes  paulistas não debelou a revolta, ao contrário, disseminou – a  para outras regiões, provocando a adesão de outros tapuias ( anacés, jaguaribaras, acriús, canindés, jenipapos, tremembés e dos baiacus,)  

A vila do Aquiraz, então sede da capitania do Ceará, foi atacada, morrendo cerca de duzentas pessoas.

Em 1713 , após anos de luta, entrou em ação o temível regimento de cavalaria  do cel.  João de Barros Braga  que subiu pelo vale do Jaguaribe ao do Cariri, até os confins do Piaui  exterminando todos os tapuias  que encontrou pelo caminho, sem distinção de sexo ou idade.

Foi assim que, afogada em um mar de sangue, extinguiu-se a Confederação dos Cariris,  num verdadeiro genocídio do tapuias nordestinos .




Nenhum comentário:

Postar um comentário