sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

HOLANDESES , BATAVOS , FLAMENGOS POST

HOLANDÊSES , NEERLANDÊSES , BATAVOS E FLAMENGOS





Nos textos sobre a invasão holandesa do Brasil ( séc. XVII ) os termos holandêses , neerlandêses , batavos e flamengos são empregados como sinônimos . Isto é correto ?

Literariamente sim , através da metonímia , mas tecnicamente não , como se depreende pelo exposto em seguida .

Holanda , Países Baixos , Nederland

Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente "país baixo") são um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos

Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos .

Holandêses e Neerlandêses

Os neerlandêses formam o grupo étnico predominante nos Países Baixos e são geralmente considerados como um povo germânico . São popularmente, mas incorretamente, chamados "holandeses", configurando-se uma metonímia ( transnominação , uso de um termo por outro , graças à relação de semelhança ou de associação entre ambos ) .

Os holandêses / neerlandêses perfazem 83% da população dos Países Baixos.

Flamengo

Flamengo ( em neerlandês : Vlaming ) é o termo com que se designa o habitante de Flandres ( a metade setentrional da Bélgica , historicamente parte dos Países Baixos . Atualmente flamengo passou a designar todos os falantes do holandês /neerlandês residentes no norte da Bélgica ; os demais belgas falam francês ou alemão .

Batavos

Batavos , do latim batavi foi a designação dada durante o Império Romano aos povos germânicos que habitavam a região do delta do rio Reno , a Batávia , que corresponde aproximadamente o território dos atuais Países Baixos.













2 comentários: