domingo, 12 de fevereiro de 2012

CICLO DOS DIAMANTES POST

CICLO DOS DIAMANTES



1714 , 1719 , 1722 ou 1725 ? - A data e local exatos das descobertas pioneiras de diamantes no Arraial do Tijuco , em Minas , são controversos , assim como os nomes daqueles que pela primeira vez os encontraram e os identificaram como tais .

1725 - Diz –se que os primeiros garimpeiros de ouro do rio Jequitinhonha ( MG ) , encontraram pedras brilhantes no fundo de suas bateias e, sem saber que se tratavam de diamantes , as usavam como tentos em jogos de cartas .
Alguns historiadores a atribuem ao português Sebastião Leme do Prado , que residira em Goa ( possessão lusitana na Índia ) e familiarizado com diamantes , a identificação daqueles de Minas .
O governo local não informou de imediato a descoberta à Coroa Portuguesa e apenas 10 anos mais tarde é que o Governador D. Lourenço de Almeida faz o comunicado oficial à Corte .
A mineração dos diamantes foi centrada inicialmente no Arraial do Tijuco , que emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa da abundância desta pedra preciosa ali encontrada . Diamantina localiza-se na mesorregião do Jequitinhonha e está situada a uma altitude de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais .
1728 – Além das descobertas em Diamantina, ocorrem outras , principalmente na região do Rio Abaeté ( Triângulo Mineiro ) , celebrizadas pelos grandes quilates de seus diamantes .
1730 - Em 26 de junho , a Coroa impõe as primeiras medidas de controle sobre a região dos diamantes, através de Regimento dos Superintendentes e Guardas-mores da Terras Minerais , com a instituição da cobrança do quinto, o lançamento da capitação sobre cada escravo empregado na mineração diamantífera, a anulação das concessões de datas e a proibição da exploração do ouro da região .
1734 - Criação da Intendência dos Diamantes que, com um regime autônomo , despótico e repressivo, isola a área do Tijuco do restante da capitania de Minas .
1735 - A extração de diamantes é proibida por 5 anos, até que se encontrasse uma maneira mais eficaz de controle por parte da Coroa , e , principalmente , até que se recuperassem os preços internacionais do quilate, abalados pelo excesso de oferta .
1740 - Inicia-se o Sistema de Contratos que vigorará até 1771.
1750 – O marquês de Pombal (1699/1782) torna-se 1º ministro da corte de D.José I , iniciando o período Pombalino que irá até 1777 com Dna.Maria Ia .
1771 – Extingue –se o Sistema de Contratos .
1771 - O Marquês de Pombal cria a Real Extração . O diamante, passa a ser explorado pela Coroa através uma junta administrativa com poderes absolutos regida pelo o Livro da Capa Verde , nome devido à sua encadernação em couro marroquino com aquela cor
1777 – Fim da era pombalina , com Dna. Maria I no trono português e queda de Pombal .
1810 –Até este ano , cerca de três milhões de quilates foram extraídos das minas de diamantes do Brasil .
1827 -São encontrados diamantes em Grão Mogol, situada ao norte de Diamantina
1831 - O Distrito Diamantino obtém o título de Vila passando a chamar-se Diamantina.
1838 -Diamantina elevada ao “status” de cidade
1832 - Um decreto extingue a Real Extração .
1839 - Diamantes são encontrados na região da Chapada Diamantina , na Bahia , inicialmente em Mucugê e, mais tarde , em Lençóis, Andaraí e Palmeiras, na bacia do rio Paraguaçu .
1866 - A descoberta e a exploração dos diamantes na África do Sul ofuscará a produção do Brasil .

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário