sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CICLO DO PAU BRASIL POST

CICLO DO PAU – BRASIL , SÉC.XVI





A História Econômica do Brasil é dividida e estudada em vários períodos ou ciclos . Em cada ciclo, um setor foi mais destacado que outros , provocando modificações sociais, populacionais, políticas e culturais em nosso país .

Ciclo do Pau – Brasil

Ao contrário das enormes riquezas metálicas ( ouro e prata ) encontradas pelos espanhóis nas terras das Américas recém-descobertas , nada havia de muito valor comercial na "Terra de Santa Cruz", exceto uma"madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa .

Ibirapitanga ( ibira = pau ,+ pitanga = vermelho ) era o nome tupi para o pau – brasil .

Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica , entre o litoral de Pernambuco e o de São Paulo .

Com a chegada dos portugueses ao Brasil teve início a extração do pau-brasil cuja exportação era destinada à Europa . A madeira do pau – brasil era transformada em móveis , enquanto o extrato era usado na produção de um corante vermelho que conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior e muito valorizada na indústria têxtil .

No século XV , uma árvore asiática semelhante ao nosso pau – brasil , com o mesmo nome Brazil , já era usada na Europa para as mesmas finalidades , mas era escassa. Os navegadores portugueses que aqui aportaram imediatamente observaram a fartura de ibirapitanga ao longo do nossa litoral .

Em 1503 , uma associação de comerciantes encabeçada por Fernão de Loronha (ou Fernando de Noronha) havia conseguido uma concessão do rei para explorar o comércio de pau-brasil.

Em 1511 , a nau “Bretoa”, financiada por Loronha levou para a Europa 150 toneladas de pau-de-tinta, que seriam revendidas por aproximadamente 2.500 ducados , o valor de 70 quilos de ouro .

No entanto, os portugueses não estavam sozinhos na exploração do pau – brasil pois corsários ingleses, holandeses e principalmente franceses - também passaram a frequentar a costa brasileira e levá – lo para a Europa .

A extração do pau-brasil era feita com o auxílio da mão-de-obra nativa, na base do escambo em que os europeus forneciam objetos de pouco valor em troca da coleta , armazenamento e embarque das toras de madeira . Algumas “feitorias” foram construidas por Portugal para proteção contra saques por navios inimigos e para armazenar , guardar e transportar as toras até as naus .

Após quase 3 décadas de exploração predatória do pau-brasil restou um saldo negativo de grande devastação das matas costeiras e sem nenhum núcleo de povoamento permanente no país .

Em 1534 , ante a ameaça da possível estabelecimentos de outros europeus nas terras brasileiras , D . João III introduziu o sistema de governo das Capitanais Hereditárias para defendê-las por um processo mais eficaz , amplo e seguro para a ocupação definitiva do território , através do povoamento e colonização.







Nenhum comentário:

Postar um comentário