sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NASSAU E COMITIVA POST

NASSAU E SUA COMITIVA DE ILUSTRES



Maurício de Nassau , erudito e humanista , foi um cultor apaixonado das ciências e das artes. Tão logo nomeado para administrar o Brasil Holandês (1636) , convidou um seleto grupo de cientistas , teólogos , arquitetos, médicos e pintores para que o acompanhassem em comitiva ao Novo Mundo .

Sob seu mecenato aqui trabalharam :

Guilherme Piso

Guilherme Piso / Willem Piso / Willem Pies / Guilielmi Pisonis) ( *1611/+1678), foi um naturalista e médico pessoal de Nassau que aqui elaborou um pioneiro estudo das nossas doenças tropicais , plantas regionais e suas indicações medicinais.

George Marcgraf

George Marcgraf (* 1610 /+ 1644), foi um matemático com formação em História Natural, Astronomia e Medicina. Em 1638 veio para o Brasil , onde ficou até 1643. Trabalhou no primeiro Observatório Astronômico montado nas Américas e seu nome está ligado à observação do eclipse solar de 1640.

Escreveu parte da Historia naturalis brasilieae que seria publicada após sua morte, em Luanda (1644 ) .

Na década de 1630 Marcgraf e Piso excursionaram pelo Nordeste descreveram e desenharam centenas de espécies. A Historia naturalis brasiliae, ( 1648 ) ,escrito em latim , é o 1º livro médico que trata do Brasil , é o resultado desse extraordinário empreendimento científico que seria empregado por Lineu para conceber seu conceito de 'espécie'.

Albert Eckhout

Albert Eckhout ( * 1610 / + 1666) foi um pintor e botânico holandês que junto com o também pintor Frans Post


chegou ao Nordeste do Brasil , onde permaneceu de 1637 a 1644. Com o seu pincel retratou com excelência a paisagem brasileira com seus homens , fauna e flora . As 21 telas de Eckhout estão compostas por 9 pinturas etnográficas, onde são retratados os nativos e mestiços do Brasil e 12 naturezas-mortas ( frutas, legumes, e vegetais em geral ) até hoje bem preservadas . Entre suas obras destacam-se : Dança dos Tapuias , Mameluca , Mulato , Índia Tapuia , Índios e Mulher Africana .

Frans Post

Frans Janszoon Post , (* 1612/+1680 ) , foi um jovem pintor holandês que é tido como o mais relevante artista da comitiva de Nassau .

Indicado ao Conde por seu irmão, o arquiteto Pieter Post que aqui trabalhava , chegou ao Brasil em 1637, com 24 anos de idade, e tomou parte em diversas expedições, com o objetivo de montar uma grande coleção de pinturas com temas brasileiros para o seu mecenas.

Durante sua permanência brasileira , Post acompanhou Nassau em suas campanhas e residiu no Palácio das Torres.

De sua estadia no Brasil só existem 6 telas pintadas do natural , que são as vistas de Itamaracá, de Porto Calvo, do Forte dos Reis Magos, do rio São Francisco e da ilha de Antônio Vaz . Um sétimo , seria o Palácio das Torres. Os demais quadros teriam sido pintados após seu regresso à Holanda, em julho de 1644 e baseados em esboços anteriores d’après nature feitos enquanto estava entre nós Faleceu na Holanda , vítima de alcoolismo crônico , em 1680 .






Zacharias Wagener


Zacharias Wagener (* 1614 /+1668) foi um desenhista e cartógrafo que veio a Recife , como soldado da Companhia das Índias Ocidentais em 1634 , onde permaneceu até 1641 . Nesse tempo produziu desenhos aquarelados para o seu Thier Buch ( Livro de Animais ) . Em 1964, uma versão em português foi lançada sob o título Zoobiblion: Livro de Animais do Brasil.

Philip Vingboons e Cornelis Golijath

O notável e preciso trabalho de Cartografia desenvolvido por Philip Vingboons e Cornelius Golijath consolidou o conhecimento geográfico das costas brasileiras do Nordeste . O Atlas de Johannes Vingboons ( c.1665) desse excelente cartógrafo, constitui o ápice da cartografia do Brasil holandês .

Gaspar Barleus

Caspar van Baerle ou Gaspar Barleus , (*1584 / + 1648 ), um grande humanista holandês do Séc.17 , foi doutor em Medicina na França , professor de Filosofia e Retórica e privou da amizade com Grotius , Rembrandt , Spinoza e outras figuras ilustres .

Embora não tenha estado no Brasil , Barleus escreveu em latim , a obra Rerum per octennium in Brasilia (História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil) . O panegírico , referente ao período em que Nassau esteve à frente do governo holandês no Brasil( 1637 – 1644 ) , foi prefaciado em 1647 e lançado em Amsterdam , tinha 340 páginas e 56 ilustrações .

Apesar do caráter laudatório a Nassau ( a obra foi encomendada por ele próprio ) , é um dos mais importantes documentos da historiografia brasileira .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário