quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FAWCETT , UM ENIGMA

FAWCETT , UM ENIGMA .



O cel.  Percy Harrison Fawcett ( 18671925 ) foi um famoso arqueólogo , militar e explorador britânico que desapareceu misteriosamente  numa expedição para encontar   uma civilização perdida , na Serra do Roncador , no Brasil .

Fawcett era amigo pessoal dos escritores H.Rider Haggard e Arthur Conan Doyle e após trabalhar em Ceilão  realizou sete expedições na América do Sul  entre 1906 e 1924.

A primeira expedição ocorreu em 1906 quando ele viajou ao Brasil  pela Royal Geographical Society  e atravessou a selva, chegando em La Paz, na Bolívia em junho desse mesmo ano.

Ele retornou à Inglaterra para servir ao Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial, mas logo após o seu fim  retornou ao Brasil .

Em 1925 , convidou seu filho mais velho, Jack , para acompanhá-lo na busca de uma cidade perdida de uma antiga civilização , a qual ele tinha chamado de "Z". Após tomar conhecimentos de lendas antigas e estudar registros históricos (*) , Fawcett estava convencido que essa cidade realmente existia e se situava em algum lugar do estado do Mato Grosso, mais precisamente na Serra do Roncador.

(* ) ( Numa outra postagem deste blog , abordaremos mais longamente o documento histórico que  estimulou a busca de Fawcett ) .

A última comunicação de Fawcett  se deu em 29 de maio de 1925, quando ele telegrafou  para a esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado acompanhado somente por Jack e de  um amigo dele chamado Raleigh Rimmell. O trio então partiu para atravessar a região do Alto Xingú , e nunca mais voltou  ou foi visto .



Durante as décadas seguintes, foram organizadas várias expedições de resgate, porém nenhuma obteve resultado concreto . Muitos presumiram que eles foram mortos pelos índios  Kalapalos , os últimos a relatar terem visto o trio.  Não se sabe se foram realmente assassinados, se sucumbiram a alguma doença ou acidente ,ou ainda  se foram atacados por algum animal selvagem .

Em 1952 , os índios Kalapalos confidenciaram aos irmãos Villas Boas  que os ingleses teriam  sido mortos muitos anos antes quando passavam na região.  No local onde Fawcett teria sido executado ,  foi exumada uma ossada que passou por inúmeros testes, no Brasil e Inglaterra, mas não se chegou a uma identificação  satisfatória. Atualmente, os prováveis ossos de Fawcett encontram-se no Instituto Médico Legal da Universidade de São Paulo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário