domingo, 12 de fevereiro de 2012

MARQUÊS DE POMBAL E O BRASIL

MARQUÊS DE POMBAL E O BRASIL



1699 – Nasce Sebastião José de Carvalho e Melo Marquês de Pombal , nobre e estadista , uma das figuras mais controversas e carismáticas da Historia de Portugal , considerado como o representante luso do Despotismo Esclarecido .

1750 – 1777 – É nomeado Secretário de Estado do Reino ( 1º Ministro ) , tornando – se o verdadeiro dirigente de Portugal , durante todo o reinado de D. José I .

1750 – Pombal extingue a Capitação e reimplanta a retenção do Quinto nas Casas de Fundição .

1755 - O Terremoto de Lisboa , um dos sismos mais mortíferos da História até então , ocorre no de novembro , destruindo quase completamente a cidade Lisboa e matando mais de 40 mil pessoas .

1755 – É criada a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão para incrementar a produção daquela região .

1757 – Pombal , em 1º de abril , decreta a abolição definitiva da escravidão dos índios do Brasil .

1757 – Pombal regulamenta o funcionamento das Missões , afastando os jesuítas de sua administração e cria o Diretório, composto por homens de confiança do governo para gerir os antigos aldeamentos.



1759 – Criação da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba, empresa monopolista para dinamizar as atividades econômicas no Nordeste brasileiro .

1759 – Pombal ,em 3 de setembro , decreta a expulsão dos Jesuitas de Portugal e de suas Colônias , confiscando todos seus bens .

Com a expulsão dos jesuítas , o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser feita por leigos , nas chamadas Aulas Régias. Até esta data , o ensino formal estivera a cargo da Igreja .

O Marquês proibe o uso do Nheengatu, a língua geral, franca ou brasílica (língua de comunicação entre índios e não-índios ) , tornando obrigatório o emprego do português ; com esta medida o Brasil deixou o rumo de ser um país bilingue , como o Paraguai

1765 - A Capitania de Minas Gerais deveria enviar anualmente 1.500 kg de ouro para Portugal . Caso contrário, poderia haver a Derrama . O rateio da diferença não pago , seria retirado através do confisco dos bens . As demais capitanias continuavam a reter os quintos, mas não eram passíveis da Derrama .

1759 - Extinção definitiva do regime de Capitanias Hereditárias , com a sua incorporação aos domínios da Coroa portuguesa.

1763 – Transferência da sede do Governo-Geral da Colônia , de Salvador para o Rio de Janeiro, cujo crescimento obriga o deslocamento do polo econômico do Nordeste ( cana-de-açucar ) para a região Centro-Sul( mineração do ouro ) .

1766 – Para resolver o crônico contrabando de ouro no Brasil , Pombal através de uma Carta Régia em 30 de julho , determina o fechamento das oficinas de ourives e que esses profissionais foram obrigados a “sentar praça” nos regimentos coloniais .

1770 – Pombal institui a Reforma Pombalina de Educação , substituindo o método dos jesuítas pelo ensino dirigido pelos vice-reis nomeados por Portugal

1777 - Pombal , quando o rei D. José I morre e a rainha Maria I sobe ao trono , é afastado do governo , no episódio conhecido como a “Viradeira” .
1779 – Pombal , acusado de corrupção é processado e condenado ao exílio , contudo , Dna. Maria I o indulta .


1782 - O Marquês de Pombal morre tranquilamnete aos 83 anos , em sua propriedade rural , em 15 de Maio .

Homenagens brasileiras a Pombal .

Na Paraíba , a povoação de Na.Sra. do Bom Sucesso , por Carta Régia de 22 de julho de 1766 , é elevada à categoria de vila , com o nome de Pombal , mantido até hoje .

Na Bahia , em Salvador , encontra-se uma estátua de mármore em tamanho natural do Marquês de Pombal , na Santa Casa de Misericórdia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário