quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645

CUNHAÚ , A CHACINA DE 1645





Os holandeses chegaram à Capitania do Rio Grande ( hoje Estado do Rio Grande do Norte ) dia 8 de dezembro de 1633 , após a rendição da Fortaleza dos Reis Magos , que defendia a entrada marítima da cidade de Natal .

Os holandeses trocaram o nome de Fortaleza dos Reis Magos por Castelo de Keulen, e a cidade de Natal passou a ser chamada de Nova Amsterdã.

Durante domínio holandês (1633-1654) do Rio Grande do Norte , aconteceram as chacinas em Ferreiro Torto, Cunhaú, Uruaçu, Extremoz e Guaraíras, praticadas pelos índios tapuias e potiguares aliados aos invasores batavos .

O alvo inicial dos neerlandeses foi assumir os principais pontos estratégicos de geração de renda : o gado e a cana – de – açúcar .


O Engenho- de – Açucar Cunhaú era o mais importante centro da economia da capitania , situado no município de Canguaretama , no litoral sul potiguar.

No em 15 de julho de 1645 , num sábado , chegou a Cunhaú , Jacó Rabbi, trazendo consigo, cerca de 500 homens seus comandados os ferozes tapuias alguns potiguares e janduís e soldados holandeses. Jacó Rabbi era conhecido por seus saques e
desmandos, feitos com a conivência dos holandeses, deixando um rastro de destruição e morte por onde passava.

Rabbi dizendo-se porta - voz oficial de Paul Linge , do Supremo Conselho Holandês do Recife,
convoca a população para ouvir as ordens
do Conselho , após a missa dominical no dia seguinte.
A simples presença dos guerreiros indígenas causou pânico na população .

Uma chuva torrencial na manhã de domingo, dia 16, alaga os caminhos e impede que o número de fiéis a comparecer na missa fosse maior.
Pelo receio de Rabbi, alguns esperaram na casa de engenho.

Os fiéis chegaram, em grupos de famílias, para cumprir o preceito dominical ,e o Pe. André de Soveral iniciou a Missa.

No momento da Comunhão , a um sinal de Jacob
Rabbi foram fechadas todas as portas da igreja e se deu início à terrível carnificina praticada pelos flamengos ,tapuias , potiguares .
Jerera principal dos Potiguares , empunhando uma adaga , feriu de morte o Pe. André de Soveral , com 73 anos .

Os que haviam se refugiado na casa do senhor-de- engenho tiveram a mesma sorte. Após a igreja, esta foi invadida. O número de vitimas do massacre varia conforme os diversos historiadores entre 35 e 80 .

O pe. André de Soveral nasceu em 1572 , em São Vicente (SP) ; como missionário jesuíta catequizou os indíos nordestinos e foi pároco de Cunhaú .




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário