terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

WICKMAN , UM PIRATA AMAZÔNICO

WICKMAN , UM PIRATA AMAZÔNICO



O naturalista francês Charles Marie la Condamine ( 1701 – 1774 ) ficou muito curioso e interessado quando tomou conhecimento do látex   da seringueira com o qual os índios da Amazônia, no século XVIII, confeccionavam garrafas , botas  bolas e outros utensílios . La Condamine  relatou o fato à Academia de Ciências da França, em 1774 e assim   foi dado o primeiro passo para o advento do Ciclo-da-Borracha da Amazônia ( 1879 – 1912 ) .

O desenvolvimento tecnológico após e a Revolução Industrial, na Europa e nos Estados Unidos  foi o estopim que fez  da borracha natural, até então um produto exclusivo da Amazônia, um artigo  bastante procurado  e muito valorizado .

A partir da produção  da borracha surgiram várias cidades e povoados, depois também transformados em cidades. Belém e Manaus, que já existiam, passaram então por importante transformação e urbanização. Manaus foi a primeira cidade brasileira a ser urbanizada e a segunda a possuir energia elétrica .



No auge do Ciclo da Borracha , o Brasil respondia por 95% da produção mundial de borracha .



Em 1876 , um episódio no Rio Tapajós começou a mudar o “boom”da borracha brasileira ; foram embarcadas secretamente  no navio SS Amazonas , 70.000 sementes de seringueira ( Hevea Brasiliensis) com destino à Inglaterra .

A operação foi supervisionada pelo aventureiro inglês

Henry Wickman ( 1846 – 1928 ) contratado pela Corôa Britânica para traficar as sementes do Brasil .

As sementes contrabandeadas levadas para o Jardim Botânico da Inglaterra germinaram e foram transplantadas para Ceilão ( atual Sri Lanka )  Indonésia e Malásia .

Restariam ao Brasil ainda mais de 30 anos de monopólio da borracha pois  30  anos era o tempo necessário para que as seringueiras contrabandeadas atingissem a  fase de maturação e produção .

Na década de 1910, empresários holandeses e ingleses entraram no lucrativo mercado mundial de borracha e passaram a produzir, em larga escala e custos baixos, o produto na Ásia). O latex produzido de forma intensiva e racional no seringais ingleses do Oriente arruinou a economia gomífera brasileira.

A “débâcle” econômica da Amazônia  foi célere  e em 1928 ( ano da morte de Wickman ) a produção brasileira reduziu – se para  apenas  2,3% do consumo mundial .

Wickman recebeu 700 libras , o equivalente atual de 160.000 reais por seu trabalho . Ele chegou à velhice no esquecimento , pobre  e viveu amargurado pela falta de reconhecimento de seu feito .

O reconhecimento oficial só ocorreu tardiamente , aos 74 anos , quando recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico .






Nenhum comentário:

Postar um comentário