terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

REVOLUÇÃO DE 1930 POST

REVOLUÇÃO DE 1930



1929

No início do ano , o presidente da República , Washington Luís indica o nome do Presidente ( Governador ) de São Paulo , Júlio Prestes, como seu candidato à eleição presidencial , no que foi apoiado por 17 presidentes ( governadores ) dos Estados. Apenas três estados negam o apoio a Prestes : Minas Gerais , Rio Grande do Sul e Paraíba .

Agosto - A Aliança Liberal é formada , como uma frente de oposição política a Júlio Prestes .

Setembro

20 de setembro - São lançados os candidatos da Aliança Liberal às eleições presidenciais : Getúlio Vargas como candidato a presidente e João Pessoa, presidente (governador ) da Paraíba como candidato a vice .

1930

de março - As urnas dão a vitória a Júlio Prestes , que obtém 1.091.709 votos , contra apenas 742.794 dados a Getúlio Vargas .

A Aliança Liberal recusa-se a aceitar a validade do pleito , alegando fraude eleitoral . A partir de então , inicia-se uma conspiração , com base no Rio Grande do Sul , Minas Gerais e Paraíba .

26 de julho - João Pessoa é assassinado por João Dantas ,em Recife , por questões de ordem pessoal e politicas locais , servindo como estopim para a mobilização armada.

3 de outubro - A Revolução de 1930 inicia-se no Rio Grande do Sul , às 17 horas e 25 minutos. Osvaldo Aranha telegrafa a Juarez Távora participando o início da Revolução que , rapidamente , se propaga por todo o país. Oito governos estaduais no Nordeste são depostos pelos tenentes ..

10 de outubro - Getúlio Vargas lança o manifesto O Rio Grande de pé pelo Brasil e parte , por ferrovia , rumo ao Rio de Janeiro, capital nacional à época.

Esperava-se que ocorresse uma sangrenta batalha em Itararé (SP) , entre forças revolucionárias e legalistas , o que não ocorreu pois a cidade acolheu Getúlio , na estação ferroviária, permitindo sua entrada no Estado de São Paulo . O episódio ficou conhecido como “Itararé , a Batalha que não houve”.

12 – 13 de outubro - Segundo o “blog” "História e Informação" de Roberto Bondarik , em Quatiguá (PR) , se enfrentam tropas de revoltosos gaúchos e forças legalistas oriundas de São Paulo , num conflito violento , com cerca de 500 baixas , o maior embate armado da Revolução de 1930 .

24 de outubro - Os ministros militares , generais Tasso Fragoso e Mena Barreto e Alte. Isaias Noronha depõem Washington Luís, que é preso no Palácio do Catete e conduzido ao Forte de Copacabana. É formada uma Junta Governativa .



João Dantas e seu cunhado e cúmplice, Moreira Caldas, são encontrados degolados em sua cela , em Recife , em outubro de 1930 .

1930 – 3 de novembro

Às 3 horas da tarde, a junta militar passa o poder, no Palácio do Catete, a Getúlio Vargas .

À mesma hora, no centro do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Rio Branco , marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930.

Getúlio torna-se chefe do Governo Provisório com amplos poderes.passando a governar por decretos . A Constituição de 1891 é revogada .Vargas nomeia interventores para todos os Governos Estaduais , com exceção de Minas Gerais . São derrubandas todas as oligarquias estaduais exceto a mineira e a gaúcha.

Júlio Prestes , Washington Luís e vários outros próceres da República Velha são exilados.

Termina a Primeira República ou República Velha ( 1899 – 1930 ) .



Nenhum comentário:

Postar um comentário