quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

INTENTONA COMUNISTA POST

INTENTONA COMUNISTA DE 35



Intentona Comunista de 35 , Revolta Vermelha de 35 ou ainda Levante Comunista de 35 , foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas , realizado em novembro de 1935 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) ,em nome da Aliança Nacional Libertadora(ANL).

A sublevação pretendia a instalação de um governo nacional revolucionário sob a chefia do comunista Luís Carlos Prestes.

Intentona é uma palavra que veio do espanhol e significa ataque imprevisto , intento louco , plano ou projeto insensato .

O levante eclodiu em 3 cidades brasileiras , a saber :Natal , entre 23 e 25 de novembro; Recife, em 25 de novembro; e Rio de Janeiro, em 27 de novembro.

Rio Grande do Norte

- 23 de novembro de 1935 - Em Natal ( Rio Grande do Norte ), a Intentona inicia-se antecipadamente, quando sargentos, cabos e soldados tomaram o 21º Batalhão de Caçadores .Os combates estendem – se por várias horas, até acabar a munição, quando as forças legais se renderam.

Os rebeldes dominam Natal e , no dia 25 de novembro de 1935, organizaram um Comitê Popular Revolucionário, composto pelo ex-diretor da Casa de Detenção, como Ministro de Abastecimento e um 3º sargento, músico do 21º BC, como Ministro da Defesa. O comitê se instala na Vila Cinanto, até então residência oficial do governador do Rio Grande do Norte .

Quatro dias mais tarde , tropas legalistas do Exército e das Polícias dos Estados vizinhos , tomaram o quartel das mãos dos rebelados , restaurando a ordem .

Durante a ocupação do poder pelos comunistas , circula um jornal intitulado "Liberdade" , saudando a Nova Era trazida pelos soldados , marinheiros , operários e camponeses e exaltando a figura legendária de Luis Carlos Prestes , o “Cavaleiro da Esperança” .

Pernambuco

- 24 de novembro de 1935 - Em Recife , Pernambuco , a revolta eclodiu no dia 24 , mas foi dominada em apenas um dia , causando a morte de cerca de 100 insurgentes .

Rio de Janeiro

- 27 de novembro de 1935 – Em Marechal Hermes , na Escola de Aviação, de madrugada ,os rebeldes assaltam e dominam o quartel . Vários oficiais legalistas são assassinados ainda dormindo. Em seguida , os insurgentes atacam o 1º Regimento de Aviação, sob o comando do cel. Eduardo Gomes que, apesar de ferido, inicia a reação.

- 27 de novembro de 1935 - Na Praia Vermelha, próximo aos bairros da Urca e Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, no 3º Regimento de Infantaria, os rebeldes, conseguem de madrugada, após encarniçado enfrentamento dentro do quartel, dominar quase totalmente a unidade.

Nas últimas horas da mesma madrugada , o legalista Gal. Eurico Gaspar Dutra, com o Batalhão de Guardas e o 1º Grupo de Obuses inicia um bombardeio aos rebelados

Às 13h30, os insurretos se rendem completamente , dominados em menos de dez horas , com um total de 20 mortos entre os seus homens .

Os episódios de Natal, Recife e Rio de Janeiro, juntos , custaram ao Exército , as vidas de 1 tenente-coronel, 2 majores, 4 capitães, 1 tenente, 4 sargentos, 14 cabos e 2 soldados, totalizando 28 militares legalistas mortos.

Anos depois , começa a circular o “slogan” anti-comunista : “Lembrai – vos de 35 !”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário