domingo, 12 de fevereiro de 2012

HOLANDESES NA BAHIA POST

HOLANDESES NA BAHIA ( 1624 – 1625 ) .



1609 - A Holanda a Espanha assinam uma trégua de 10 anos , durante a qual aumenta expressivamente comercialização de açúcar na Europa , sobretudo a partir de Amsterdã , um dos maiores centros de refino de exportação .

1621 – Preocupados com o término da trégua , os capitalistas holandeses fundam a Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC), que iniciará a chamada Guerra do Açúcar ou Guerra Brasílica (1624-1654).

1624 - A WIC envia uma frota de assalto com 26 navios comandados pelo Alte . Jacob Willekens, que ocupa a capital do Estado do Brasil, a cidade de São Salvador, na Capitania da Bahia.

O Governador-geral é detido e levado para os Países Baixos. O governo da então capital passa para as mãos do holandês Johan van Dorth.

A resistência nativa se estrutura a partir do Arraial do rio Vermelho, confinando os invasores no perímetro urbano de Salvador .

1625 - A Espanha organiza uma poderosa frota com 52 navios e 12.000 homens , comandados por de D. Fadrique de Toledo Osório.conhecida como Jornada dos Vassalos bloqueia o porto de Salvador .



1625 - Em 1º de maio , após vários embates , os holandeses sitiados por terra e mar depõem armas .

Os reforços neerlandeses não chegaram em tempo hábil a Salvador , retornando à Holanda , ao perceberem que a capital havia sido perdida .




Nenhum comentário:

Postar um comentário