quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JOÃO PESSOA , ASSASSINADO

JOAO PESSOA , ASSASSINADO – 1930



1928 – 22 . out :

Assume a Presidência ( Governo ) do Estado da Paraíba após eleito , João Pessoa ( Cavalcanti de Albuquerque ) , ( * 1878 + 1930 ) , advogado , político paraibano e ex- ministro civil do Superior Tribunal Militar .

1929 - 29 . jul :

João Pessoa nega o seu apoio ao candidato da situação à Presidência da República , Júlio Prestes ( Episódio do Nego ) . Mais tarde , comporá com Getúlio Vargas a chapa de oposição à presidência da República para as eleições de de março de 1930.

João Dantas , advogado e jornalista , é adversário político de João Pessoa e aliado do “coronel” José Pereira , chefe político da cidade de Princesa Isabel , que lidera uma intensa oposição às medidas governistas fiscais consideradas lesivas aos interesses comerciais locais.

1930 - 9 . jun :

Sob a liderança do “coronel” José Pereira ( Lima ) , o Município de Princesa se declara independente do Estado da Paraíba . João Pessoa ordena o deslocamento de tropas da Polícia Militar para sufocar a rebelião ( Revolta de Princesa ) .

Anayde Beiriz , (* 1905/ + 1930 ) foi uma professora e poetisa ligada tragicamente à História da Paraíba, envolvida com João Dantas , com quem mantinha um relacionamento amoroso desde 1928 .

Para a mentalidade conservadora da sociedade à época, Anayde não é bem vista por sua conduta pessoal liberada e idéias políticas progressistas.

1930 - 9 . jun :

Sob a liderança do “coronel” José Pereira ( Lima ) o Município de Princesa se declara independente do Estado da Paraíba . João Pessoa ordena o deslocamento de tropas da Polícia Militar para sufocar a rebelião ( “Revolta de Princesa” ) .

1939 - 10 . jul :

João Pessoa , manda a polícia revistar o escritório e arrombar o cofre de João Dantas na cidade da Paraíba ( futura João Pessoa) . Nos dias seguintes , o jornal governista "A União", publica o conteúdo de cartas de amor de Anayde enviadas a Dantas .

1930 - 26 jul :

João Dantas , acompanhado por um seu cunhado , Augusto Caldas, entra na Confeitaria Glória, no Recife, e dispara 2 tiros de revóver contra o peito de João Pessoa , matando-o no ato . Pretendia lavar, com sangue , a sua honra e dignidade ofendidas .

Dantas , detido em flagrante , é recolhido à Casa de Detenção do Recife , juntamente com Caldas .

Anayde , pressionada por razões morais e políticas, afasta – se da Paraíba e vai residir em um abrigo de religiosas no Recife, onde passa a visitar João Dantas , recolhido à Casa de Detenção .

1930 - 3 . out :

Dantas e Caldas morrem em suas celas , degolados . A versão oficial ,ainda hoje contestada , é de suicídio .

1930 – 22 . out :

Anayde vem a falecer, dias depois, aos 25 anos , por envenenamento possivelmente por iniciativa própria . O seu corpo é sepultado como indigente , no Cemitério de Santo Amaro , em Recife .

1930 - 24 . out

O assasinato de João Pessoa causador de grande comoção política nacional é considerado como o “estopim” da “Revolução de 1930 , que depõe o presidente da República Washington Luís e impede a posse do presidente eleito Júlio Prestes .






Nenhum comentário:

Postar um comentário