domingo, 12 de fevereiro de 2012

BEQUIMÃO DO MARANHÃO POST

OS BEQUIMÃO DO MARANHÃO – 1684





A Revolta de Beckman , Revolta dos Irmãos Beckman ou Revolta de Bequimão , em 1684 , no Maranhão , é o primeiro exemplo de rebeldia nativista às normas cada vez mais rígidas com que a Corôa de Portugal pretendia colonizar o Brasil .

1621 – A América Portuguêsa foi dividida em o Estado do Brasil ( do atual Rio Grande do Norte a São Vicente – com sede e Salvabor ( BA ) e o Estado do Maranhão ( atuais territórios do Ceará, Piauí, Pará e Amazonas. ) com capital em São Luiz ) , diretamente administrado pela Coroa Portuguesa que ali explora a cana ( produção de açúcar ) , tabaco , cacau e pecuária (para exportação de couros) .

1673 – O governador Pedro César de Menezes transfere a capital do Estado do Maranhão para Belém , no Pará .

A partir de meados do século XVII, o Estado do Maranhão enfrentava grave crise econômica , pois , após a expulsão dos Holandeses do Nordeste , a empresa açucareira local não podia arcar com os altos custos de importação de escravos africanos .

Para atenuar a falta de mão-de-obra, os senhores de engenho organizaram tropas para invadir os aldeamentos organizados pelos Jesuítas e capturar indígenas como escravos , o que resultou em conflitos recorrentes entre os colonos e a Cia. de Jesus .

Em 1653 o quadro agravou –se com a chegada do pe. Antonio Vieira ao Maranhão , que com sua eloquência e prestígio junto a Corte defendeu intransigentemente os silvícolas .

1º de abril de 1680 - Diante das agressões reiteradas , a Companhia de Jesus recorreu à Coroa , que interveio e proibiu a escravização do indígena brasileiro .

1682 - Para solucionar este impasse , a Coroa instituiu a Companhia do Comércio do Maranhão , que deteria estanco ( monopólio ) de toda a produção do Maranhão por 20 anos e introduziria escravos africanos, comercializando-os a prazo, a preços tabelados. Além do fornecimento destes escravos, deveria fornecer à população local farinha de trigo , bacalhau , vinhos e tecidos .

Em contrapartida , a Companhia deveria enviar anualmente a Lisboa pelo menos um navio do Maranhão e outro do Grão-Pará, com cacau, baunilha, pau-cravo e tabaco , adquiridos com preços tabelados . Graças ao Governador Francisco de Sá de Meneses, apenas os jesuítas e franciscanos ficaram isentos do monopólio da Companhiado Comércio do Maranhão .

Sem conseguir cumprir adequadamente suas metas , a Companhia passou a ser acusada de não fornecer o número de escravos estipulados , usar pesos e medidas adulterados , comercializar alimentos deteriorados , cobrar preços exorbitantes desagradando os

comerciantes , proprietários rurais e a população em geral .

24 de fevereiro de 1684 - Após alguns meses de preparação, aproveitando a ausência do Governador Francisco de Sá de Meneses , em visita a Belém do Pará , a revolta eclodiu , durante as festividades de Nosso Senhor dos Passos.

Sob a liderança dos irmãos Manuel e Tomás Beckman ( Bequimão ) senhores de engenho na região, de Jorge de Sampaio de Carvalho, e adesão de outros proprietários, os revoltosos assaltaram os armazéns da Companhia e no dia seguinte tomaram o Corpo da Guarda em São Luís e dali partiram para a residência do Capitão-mor Baltasar Fernandes , onde o detiveram .

25 de fevereiro de 1684 - A Revolta dos Irmãos Beckman estava consolidada, organizando-se , uma Junta Geral de Governo, que decretou a deposição do Governador , a abolição do estanco , a extinção da Companhia de Comércio e a expulsão dos Jesuítas.

A Junta expede emissários a Belém do Pará, onde se encontrava o Governador deposto do Maranhão, objetivando em vão sua adesão e dos colonos dali.

A Junta enviou Tomás Beckman como emissário à Corte em Lisboa , visando convencer as autoridades que o movimento era procedente e justo. Sem sucesso, recebeu voz de prisão no Reino e foi trazido preso de volta ao Maranhão, para ser julgado com os demais revoltosos na mesma nau .que transportava o novo governador Gomes Freire de Andrade , incumbido de restaurar a ordem .

15 de maio 1685 - O novo Governador Gomes Freire de Andrade desembarca em São Luís , à frente de efetivos militares portugueses, sem encontrar resistência armada e reconduz as autoridades depostas, ordenando a detenção e o julgamento dos envolvidos no movimento, assim como o confisco de suas propriedades.

Expediu ordem de prisão contra Manuel Beckman, que fugira, oferecendo por sua captura o cargo de Capitão dos Ordenanças. Lázaro de Melo, afilhado e protegido de Manuel, trai o padrinho e entrega-o preso, obtendo a cobiçada recompensa.

Apontados como líderes, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio receberam como sentença a morte pela forca. Os demais envolvidos foram condenados à prisão perpétua .

2 ou 10 novembro de 1585 - Manuel Beckman e Jorge Sampaio são enforcados) .

A última declaração de Manuel foi: "Morro feliz pelo povo do Maranhão!". Tendo os seus bens ido à hasta pública , Gomes Freire arrematou-os todos e retornou ­- os à viúva e filhas do revoltoso .


2 comentários:

  1. Esse episódio é mais um da brava luta do povo brasileiro pela sua liberdade. Estamos juntando os fatos ocorridos na História, captando o nome de seus líderes para lançar um manifesto em prol do brasileiro atual. Revivendo a História.

    ResponderExcluir