sábado, 11 de fevereiro de 2012

DEGREDADOS

DEGREDADOS DO BRASIL COLÔNIA



Degredo é o estado de estar longe da própria nação e pode ser definido como o exílio ou expatriação, voluntária ou forçada de uma pessoa . Também pode-se utilizar as palavras, banimento ou desterro .

Os degredados desempenharam um papel importante na era dos Descobrimentos Portugueses e tiveram uma grande importância no estabelecimento inicial de colônias na Ásia, África e Brasil .

A maioria dos degredados portuguêses eram criminosos comuns, embora muitos fossem presos políticos ou religiosos ( Cristãos-Novos ) , sentenciados pela Justiça .

Nos primeiros anos das Descobertas Portuguesas , as caravelas habitualmente levavam um pequeno número de degredados. Numa praia desconhecida, o degredado era geralmente desembarcado em primeiro lugar, para testar se os habitantes nativos eram hostis , construir relações de amizade e coletar informações estratégicas . Também podiam ser incubidos de ajudar a estabelecer pontos de “aguada”( fornecimento de água potável ) e de armazéns , servir como trabalhadores braçais ou guarnecer um forte.

Se os degredados cumprissem bem suas missões , podiam ganhar a comutação ou indulto das penas .

Degredados no Brasil

Muitas das colônias do Brasil foram originalmente fundadas com colonos degredados .

Em 1500 , a esquadra de Cabral deixou no Brasil dois degredados .

Em 1536 , Vasco Fernandes Coutinho transportou cerca de 70 degredados para fundar o Espírito Santo.

Em 1549 O Governador Geral Tomé de Sousa levou cerca de 400 a 600 degredados para estabelecer Salvador, a 1ª capital do Brasil Colonial,

Degredados Famosos : O “Bacharel” e João Ramalho .


Em 1502 , o Bacharel da Cananéia , um misterioso cristão-novo foi abandonado na costa do sul do Brasil e passou a ser um chefe entre os índios Carijó . Em 1533, o "Bacharel" liderou um ataque para saquear e destruir a colônia portuguêsa de São Vicente.

Em 1511 , João Ramalho ( que foi um degredado ou um náufrago) estabeleceu –se no sul do Brasil como um líder não – índio entre os Tupiniquim , do planalto de Piratininga ( São Paulo ) .

Ao contrário do “Bacharel”, hostil aos lusos , Ramalho ajudou os portugueses a estabelecerem-se em São Vicente (1532) e mais tarde em São Paulo (cerca de 1550) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário