terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RECIFE NA II GUERRA MUNDIAL POST 13

RECIFE NA II GUERRA MUNDIAL







No 1º mês da II Guerra Mundial , no litoral pernambucano, foi afundada a 1ª embarcação inglesa no Atlântico Sul – o navio  mercante britânico Clement  vítima do encouraçado  alemão Graff Spee. A tripulação inglesa foi resgatada e levada para o Recife ( 30.set.39 ) . A cidade começava a entrar na História da II Grande Guerra .


Em 1941, quando o Brasil ainda era  neutro, os americanos reconheceram a posição estratégica da capital pernambucana : a geografia destinava o Porto do Recife para um papel fundamental na proteção da rota de  navios  que transportavam matérias-primas e produtos estratégicos ao longo do Atlântico Sul .



Em 24 de março de 1941 ,  os Estados Unidos instalaram em Recife a III Força-Tarefa , embrião da IV Frota Americana , responsável por escoltar navios mercantes ao longo do Atlântico Sul .



O ataque japonês à base aérea de Pearl Harbor, no Havaí,  ( 7 de dezembro de 1941 ) , fez com que a presença americana no Recife aumentasse .



Quatro dias após a ofensiva nipônica, os EUA enviaram 9 aviões Catalinas (PBY)  e 150 fuzileiros ao Brasil, sendo 50 para a capital pernambucana. Havia o receio de que a Alemanha de Hitler, que em julho de 1940 ocupara  a França, dominasse o norte da África e invadisse o território do nordestes brasileiro a partir de Dacar .



Após a declaração de Guerra do Brasil contra o Eixo ( 22 de agosto de 1942 ) o Recife se tornava oficialmente sede do Comando da IV Frota Americana, liderada pelo almirante americano Jonas Ingram.



A IV Frota chegou a contar com  28.000  marinheiros americanos. Esta esquadra de guerra, cuja área de cobertura se estendia até Trinidad e Tobago, na América Central, era composta por 159 navios americanos fixos, 28 temporários e 40 embarcações brasileiras, incluindo 23 destróieres, que realizavam patrulha submarina.



O porto de Recife vivia intensa movimentação naval com inúmeros navios militares ou civis dos países Aliados chegando e partindo  todos os dias . Também tripulações e naúfragos de navios torpedeados eram ali acolhidos .



Contudo , um único navio de guerra ,  permaneceu no local o tempo inteiro: o encouraçado São Paulo, verdadeira fortaleza flutuante que abrigava 1,2 mil militares ; remanescente da I Guerra Mundial e um tanto obsoleto para a guerra  moderna , o navio  ficou perto da costa, fazendo a proteção do porto com seus  8 potentes canhões de grosso calibre .

O  Recife devido à sua posição estratégica , além de  Base Naval , também  foi a 2ª  Base Aérea americana mais  importante  em todo o Brasil , depois daquela de Parnamirim  (RGN) a maior que os Estados Unidos estabeleceram fora de seu território , durante a II Guerra Mundial .








Nenhum comentário:

Postar um comentário