MARINHA DO BRASIL E A GRIPE ESPANHOLA
A Gripe Espanhola ou Gripe de 1918 foi uma pandemia infecciosa que se espalhou por quase todas as partes do mundo , causada por uma virulência incomum e altamente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A ( subtipo H1N1) .
Pandemia (do grego [pan = tudo/ todo(s)] + [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de um país , continente ou mesmo do planeta .
A Gripe Espanhola causou a morte estimada entre 20 e 50 milhões de pessoas , ao passo que houve em todo o mundo 9,2 milhões de mortos em combate durante a 1ª guerra mundial ( 1914 – 1918 ) .
Em 1918 , o Brasil em guerra contra a Alemanha , enviou a Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG) à África Ocidental para patrulhas marítimas contra a ameaça dos submarinos alemães , liberando os navios ingleses para o setor do Atlântico Norte, mais estratégico e vital para os Aliados .
Nossa flotilha era composta por 2 cruzadores , 4 destroieres , 9 contratorpedeiros ,1 navio tender e 1 rebocador de alto mar e tripulada por cerca 1.500 marinheiros .
Em 26 de agosto a frota brasileira fundeia em Dacar , na costa da então Àfrica Ocidental Francesa e começa a ser infectada pelo vírus .
O surto que assolou nossa frota atingiu a mais elevada taxa de mortalidade por gripe , em qualquer armada da
História .
Noventa por cento dos marinheiros ficaram doentes e quase dez por cento deles morreram - cerca de 125 óbitos em 1.500 tripulantes .
Curiosamente , o vírus da gripe espanhola matou mais marinheiros brasileiros que o torpedos dos temidos “u-boots” (submarinos) alemães ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário