sexta-feira, 27 de abril de 2012

O PREÇO DE SILVÉRIO DOS REIS POST

O PREÇO DE SILVÉRIO

DOS REIS



Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes ( 17561819) era Cel . Cmte.  do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, contratador de entradas, fazendeiro e proprietário de minas . Devido aos altos tributos  cobrados pela Coroa Portuguesa, estava falido.  Por essa razão foi convidado  a participar da Inconfidência Mineira - a mesma motivação da maioria dos envolvidos.

A princípio, Joaquim Silvério dos Reis aceitou participar da conspiração  mas, diante da possibilidade de ter suas dívidas perdoadas pelo Fisco , resolveu delatar os demais inconfidentes.

Ganhou , por isso :

- 30 moedas de ouro

- o cancelamento de seu débito fiscal com a Corte

- cargo público de tesoureiro da bula de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro

- uma mansão como morada

- pensão vitalícia

-título de fidalgo da Casa Real

-fardão de gala e hábito da Ordem de Cristo

- uma recepção  pelo príncipe regente Dom João em Lisboa.

Após sua delação ,Silvério dos Reis teria  sofrido vários  atentados no Brasil e voltado a Portugal ( seu país de origem ) mas nunca desistiu de fixar residência no país onde construiu a imagem de Judas  que o perseguiu durante o resto de seus anos de  vida .

 Entre indas e vindas, retornou ao Brasil em definitivo quando da transferência da Corte Real portuguesa para a colônia, em 1808 . Faleceu em São Luís no Maranhão ( 1819 ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário