quinta-feira, 26 de abril de 2012

CASTRO ALVES POST

CASTRO ALVES



OS ANOS TRISTES DE CASTRO ALVES

Antônio Frederico de Castro Alves (18471871) foi um poeta brasileiro cujas  poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, razão  pela qual é chamado  "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta do  Condoreirismo ou condorismo uma parte de uma escola literária da poesia brasileira , marcada pela temática social e a defesa de idéias igualitárias.

Os infortúnios da sua saúde se iniciaram em 1863 , quando teve uma primeira hemoptise ( expectoração sanguínea através da tosse por hemorragia nos pulmões ) causada pela tuberculose ; tinha 16 anos .

Em 1868 , numa fatídica tarde de 11 de novembro, resolveu realizar uma caçada na várzea do Brás , em São Paulo e feriu  com um tiro acidental de espingarda o pé esquerdo .

Desse lastimável  acidente  resultou prolongado sofrimento e longa enfermidade, cirurgias, chegando ao Rio de Janeiro no começo de 1869, para salvar a vida, mas com o martírio de uma amputação de um pé  Os cirurgiões e professores da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Andrade Pertence e Mateus de Andrade, amputaram seu membro inferior esquerdo  , sem qualquer anestesia.

No dia 31 de outubro, assistiu a uma representação de sua amada Eugénia Câmara, no Teatro Fênix Dramática. Ali a viu por última vez, pois a 25 de novembro decidiu partir para Salvador. Mutilado pelo acidente e agredido pela inexorável tuberculose pulmonar  procurou o consolo e  apoio no seio   da família e os bons ares de Salvador . .

Em 6 de julho de 1871 ,  Castro Alves  faleceu  às três e meia da tarde, no solar da família no Sodré, Salvador , Bahia . Tinha apenas 24 anos ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário