quinta-feira, 26 de abril de 2012

SILVA JARDIM E O VESÚVIO POST

SILVA JARDIM



E O VESÚVIO



Antônio da Silva Jardim (1860 - 1891) foi um advogado, jornalista e ativista político brasileiro , abolicionista e republicano .

Silva Jardim teve destacada participação  nos movimentos a favor da Abolição da Escravatura e Proclamação da República, e atuou particularmente no Rio de Janeiro,  na mobilização popular dos  seus ideais .

Candidatou-se ao Congresso no Distrito Federal e foi derrotado. Decidiu, então, retirar-se da política e viajar para o exterior para descansar,  conhecer gente nova e novos lugares e iluminar as idéias .

Aos 30 anos de idade, visitou Pompeia, na Itália e, desejou  visitar o vulcão Vesúvio , mesmo tendo sido avisado de que ele poderia entrar em erupção a qualquer momento .

Em 1º de julho de 1871 , acompanhado por um amigo e um guia ao escalar o vulcão  ,  o jornalista teria sido tragado  por uma fenda que se abriu no solo  do que se salvou , ferindo-se , seu companhiero  Carneiro de Mendonça,  auxiliado pelo guia local.

Curiosamente , Goethe em visita à Itália (1786 – 1788 ) após visitar Pompéia também escalou o Vesúvio , mas sem incidentes .

Para saber mais :

Vd. jornal "A Pátria Mineira", de 30 de julho de 1891,  de São João del Rei, acessível por meio do  Arquivo Público Mineiro .




Nenhum comentário:

Postar um comentário