SILVA JARDIM
E O VESÚVIO
Antônio da Silva Jardim (1860 - 1891) foi um advogado, jornalista e ativista político brasileiro , abolicionista e republicano .
Silva Jardim teve destacada participação nos movimentos a favor da Abolição da Escravatura e Proclamação da República, e atuou particularmente no Rio de Janeiro, na mobilização popular dos seus ideais .
Candidatou-se ao Congresso no Distrito Federal e foi derrotado. Decidiu, então, retirar-se da política e viajar para o exterior para descansar, conhecer gente nova e novos lugares e iluminar as idéias .
Aos 30 anos de idade, visitou Pompeia, na Itália e, desejou visitar o vulcão Vesúvio , mesmo tendo sido avisado de que ele poderia entrar em erupção a qualquer momento .
Em 1º de julho de 1871 , acompanhado por um amigo e um guia ao escalar o vulcão , o jornalista teria sido tragado por uma fenda que se abriu no solo do que se salvou , ferindo-se , seu companhiero Carneiro de Mendonça, auxiliado pelo guia local.
Curiosamente , Goethe em visita à Itália (1786 – 1788 ) após visitar Pompéia também escalou o Vesúvio , mas sem incidentes .
Para saber mais :
Vd. jornal "A Pátria Mineira", de 30 de julho de 1891, de São João del Rei, acessível por meio do Arquivo Público Mineiro .
Nenhum comentário:
Postar um comentário