quarta-feira, 25 de abril de 2012

DELMIRO GOUVEIA , ASSASSINADO POST

 DELMIRO GOUVEIA ,

ASSASSINADO



Delmiro Gouveia, ( 1863 - 1917 ) , um industrial nordestino  brasileiro, foi um dos pioneiros da industrialização do país, e da utilização  do seu potencial hidroelétrico.

Em 1899 , Delmiro inaugurou em Recife o primeiro shopping center do Brasil, o Derby, um centro comercial e de lazer com mercado, hotel, cassino, velódromo, parque de diversões e loteamento residencial .



Em  1913 , Gouveia construiu a primeira hidrolétrica do Brasil, uma usina com potência de 1.500 HP, na queda de Angiquinho,  no rio São Francisco , onde surgiria apenas em 1950 o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Em 1914 , fundou a Companhia Agro Fabril Mercantil, a primeira na América do Sul a fabricar linhas para costura e fios para malharia.

Com preços muito inferiores aos  das "Linhas Corrente", produzidas na Inglaterra pela Machine Cotton, que até então monopolizava o mercado de linhas de costura em toda a América Latina, logo conquistou  o mercado brasileiro, e amplas fatias dos consumidores latinoamericanos.

O  conglomerado inglês Machine Cotton, obviamente  tentou por todos os meios comprar a fábrica de Delmiro Gouveia que insistentemente negou –se a fazê-lo .

Por motivos políticos e questões de terras, Delmiro Gouveia entrou em conflito com vários “coronéis” da região . “Coronel”,  aqui , não é  uma patente militar  mas se refere a um chefe político influente  de uma certa região e que geralmente era dono de terras ou comerciante.

Em 10 de outubro de 1917 , Delmiro Gouveia foi misteriosamente  assassinado em Vila de Pedra (Alagoas) município que hoje tem seu nome, aos 54 anos de idade , no terraço da sua casa . Os mandantes do crime jamais foram identificados ...

Seus herdeiros, não resistindo às pressões da Machine Cotton, venderam a fábrica à empresa inglesa , que mandou destruir as máquinas, demolir os prédios, e lançar os maquinários e escombros nos penhascos do  rio São Francisco , livrando-se assim de uma incômoda concorrência .




Um comentário:

  1. Parabéns por incluir, em seu blog bastante sugestivo e instigante, um breve relato do personagem histórico que, por seu idealismo nacionalista, foi sacrificado financeiramente e, depois, com a própria vida, pelos ingleses, que se consideravam "donos" do Brasil.

    ResponderExcluir