GUERRA DO
PARAGUAI (2)
LOPEZ É MORTO POR CHICO DIABO
Na Guerra do Paraguai, o cabo brasileiro Chico Diabo ou José Franciosco Lacerda (1848 - 1893 ), celebrizou-se por haver matado, na Batalha de Cerro Corá ( 1.3.1870 ) o ditador paraguaio Francisco Solano López , com um certeiro golpe de lança na virilha. O golpe foi aparentemente fatal, embora, na seqüência, o soldado gaúcho João Soares , tenha alvejado López com um tiro de revólver.
A lança usada pelo militar brasileiro no episódio encontra-se hoje no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
O Imperador Dom Pedro não teria autorizado que Chico Diabo Lacerda recebesse a medalha por bravura em combate do Exército Imperial porque temia que na Europa pensassem que Solano Lopez teria sido morto após ser detido .
Ao matar o ditador, Chico teria descumprido ordens de Pedro II que determinavam que ele fosse capturado vivo. Mas alguns historiadores discordam afirmando que havia uma recompensa de cem libras de ouro para quem matasse Lopez .
De qualquer modo , Chico Diabo recebeu como prêmio cem vacas e tomou ainda para si a faca de prata e ouro que López levava quando foi morto e na qual constavam, gravadas em ouro, as iniciais FL, coincidentemente as mesmas do seu nome , Francisco Lacerda ..
Nenhum comentário:
Postar um comentário