sexta-feira, 27 de abril de 2012

LIVRO DE CABECEIRA DE TIRADESNTES POST

O LIVRO DE CABECEIRA

DE TIRADENTES



Avisado sobre a Devassa ,  Tiradentes , que estava em viagem licenciada ao Rio de Janeiro , escondeu-se na casa de um amigo, mas  descoberto ao tentar fazer contato com Silvério dos Reis , foi preso .


Pouco antes de ser aprisionado deu uma cópia do um  seu livro de cabeceira a um companheiro para que o levasse a Minas Gerais para ser lido e divulgado pelos outros inconfidentes .


Este exemplar  havia sido levado ao Brasil em 1788 pelo também inconfidente  José Alves Maciel que o adquirira  em Birmingham  , Inglaterra .


A conspiração foi desmantelada , traída por Joaquim Silvério dos Reis em 1789 , ano da Revolução Francesa .


O  governador de Minas Gerais , Luís Antonio  Furtado de Mendonça , visconde de Barbacena , mandou abrir, em junho de 1789, a sua Devassa .


Os réus foram acusados do crime de "lesa-majestade" segundo o Auto da Devassa  da rainha D. Maria I de procurar por bens de um indivíduo que pudessem provar que o mesmo era um inconfidente (falta de fidelidade para com o rei ou, neste caso, a rainha).


O livro de cabeceira de Tiradentes  entregue aos juízes do processo como peça acusatória , e considerado subversivo  tinha por título :





“O Recueil des loix constitutives des Colonies Angloises Confédérées sous la


denomination d’Etats-Unis de la Amérique Septentrionale,


- uma tradução do inglês para o francês  da Constituição dos Estados Unidos .





Graças  à sua vitoriosa sublevação anticolonial, a América inglesa era uma referência, e os líderes do levante, Jefferson ,Washington e Franklin , eram admirados famosos e respeitados.





O texto em franês se explica porque   dos quase 3.000.000 de habitantes da Colônia , talvez nem mesmo 100 tivessem algum conhecimento de  inglês: tudo vinha diretamente da
França ou em francês .





Apenas dois exemplares teriam chegado ao Brasil Colonial, sendo que apenas  um sobreviveu e hoje é uma das raridades expostas no Museu da Inconfidência , em Ouro Preto .








Nenhum comentário:

Postar um comentário