terça-feira, 24 de abril de 2012

QUATRO CICLOS DAS BANDEIRAS

OS QUATRO CICLOS



DAS



BANDEIRAS



Os bandeirantes nos séculos XVII e XVIII percorreram os sertões brasileiros  em busca de escravos e de riquezas minerais . As bandeiras desenvolveram – se em 4 ciclos :



1- Cata do Ouro

2- Caça ao Índio

3-Sertanismo de Contrato

4- Da Mineração propriamente dita .





1 – O ciclo da Cata do Ouro no leito dos rios , inicialmente se estendeu pelos atuais Estados de São Paulo , Paraná  e Santa Catarina .



2 –  Na Caça ao Índio   os bandeirantes chegaram até a destruir as Missões Jesuíticas do Uruguai e do Paraguai .Estas bandeiras ultrapassaram o limite das linhas de Tordesilhas em diversos pontos , de Goiás ao Rio Grande do Sul e já ao final do século XVIII os contornos das fronteiras brasileiras eram mais ou menos iguais aoS atuais . Estas bandeiras foram predadoras pois dizimaram populações indígenas  e destruíram incipientes núcleos de povoamento .



3 - O Sertanismo de Contrato ocorreu quando os bandeirantes receberam missões  para debelar rebeliões e destruir quilombos , principalmente no nordeste ( Palmares ) .



4 – Grande Ciclo da Mineração , surgiu inicialmente em Minas Gerais propagando-se até o extremo oeste do Brasil . Estas bandeiras foram produtivas , pois iniciaram povoações , e fizeram surgir as primeiras vilas do interior do Brasil e fomentaram a criação do gado .






Um comentário:

  1. gostei procurei em vários sites e não achei mas eu consegui achar nesse adorei suas respostas.

    ResponderExcluir