quinta-feira, 26 de abril de 2012

GUERRA DO PARAGUAI ( 1 )

GUERRA DO



PARAGUAI  (1)


UMA TRAGÉDIA DO PARAGUAI



A  Guerra do Paraguai (1864 – 1870 ) foi atribuída aos interêsses coloniais  de potências européias na região, dos quais Brasil e Paraguai,teriam sido meros joguetes , pois  os países das Américas eram meros “quintais” da poderosa  Europa .



Segundo outros historiadores atuais   o conflito   teria sido deflagrado pela ambição pessoal e pela loucura expansionista do marechal  Francisco López .



As trágicas e deploráveis conseqüências da aventura bélica de Solano López são bem conhecidas.



O Paraguai  começou a guerra com um formidável exército de 50.000 homens, o mais poderoso da América Latina. Cinco anos depois, suas forças armadas não passavam de uma legião de adolescentes e crianças famintos e maltrapilhos, massacrados  com facilidade e impiedosamente  pela artilharia da Tríplice Aliança .



No início da guerra, o Paraguai tinha uma população de 525.000 almas. Quando a paz foi assinada , sobravam 221.000 paraguaios dos quais apenas 28.000 eram homens. O país precisou de três gerações para recompor sua população.



A derrota marcou uma inflexão  decisiva na História do Paraguai, tornando-o um dos países menos desenvolvidos  da América do Sul, devido ao seu decréscimo populacional, ocupação militar por quase dez anos, pagamento de pesada indenização de guerra ( no caso do Brasil , até a Segunda Guerra Mundial ).



O Paraguai  perdeu de praticamente 40% de seu território para o Brasil e Argentina, e por décadas, manteve-se sob  hegemonia brasileira .


Um comentário: