quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ATLAS DO BRASIL HOLANDÊS POST 7

UM RARO ATLAS DO BRASIL HOLANDÊS



Um raríssimo documento histórico , inédito por séculos finalmente  foi publicado  -   um detalhado atlas do litoral do nordeste brasileiro ,  produzido durante a ocupação holandesa no século 17  (1630 – 1654 ) .



O manuscrito , intitulado “ A Breve Descrição da Costa do Brasil e mais Alguns Lugares” estava praticamente escondido no Arquivo Nacional Holandês , em Haia , mas foi descoberto em 2007 ,  pelos atuais editores Cristina Ferrão e José Paulo Monteiro Soares .



O Atlas contém 45 mapas manuscritos e aquarelados .

A obra  que teve autoria coletiva , deve ter sido composta em torno de 1644 e coordenada por João Cornelisz Lichthardt e Georg Marcgrave , a mando do governador holandês Maurício de Nassau .

Lichthart foi um importante almirante que tentou em vão conquistar a cidade de Salvador em 1641 . Marcgrave era um notável cartógrafo e naturalista , autor de um  pioneiro livro sobre a natureza do Brasil , “Historia Naturalis Brasiliae”.

Além de  detalhes sobre a hidrografia , o atlas inclui textos sobre as povoações , os habitantes , a fauna e a flora do Nordeste do Brasil .

A obra foi publicada por Kapa Editorial .

Nenhum comentário:

Postar um comentário