sábado, 14 de janeiro de 2012

JEAN DE LÉRY POST 4

JEAN DE LÉRY





Jean de Léry , (* 1534 / + 1613 ) , foi um pastor, missionário protestante , escritor francês e membro da igreja reformada de Genebra , durante a fase inicial da Reforma Calvinista .



Em 1556 , o jovem Jean de Léry embarca como missionário protestante para a recém-criada colônia francesa de Fort-Coligny, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. Aqui , Nicolas Durand de Villegaignon fundara a França Antártica , mas , católico , não acolheu bem os missionários protestantes e expulsou-os da colônia 8 meses depois , acusando – os de heresia . Após dois meses vivendo em companhia dos índios tupinambás, Jean de Léry e alguns dos seus companheiros decidiram regressar à França. Os que optaram em ficar em Fort-Coligny acabaram massacrados por ordens de Villegaignon.
A viagem de regresso à França foi atribuladíssima num navio em precário estado e sem alimentos . Sem suspeitarem , os missionários levavam consigo uma carta, em que Villegaignon ordenava a prisão e execução imediata destes , mas as autoridades francesas, igualmente protestantes , ignoraram a ordem fatal .


“Massacre de São Bartolomeu”



Em 24 de agosto de 1572 , Jean de Léry estava em Sancerre , quando se deu o Massacre de São Bartolomeu , em que os católicos perseguiram ferozmente e assassinaram os protestantes. O cerco à cidade foi prolongado e Léry ensinou aos seus companheiros alguns truques de sobrevivência que aprendera com os Tupinambás do Brasil. Desta experiência nasceram os seus dois livros: História Memorável do Cerco de Sancerre e História Memorável da Cidade de Sancerre publicados dois anos mais tarde .



“História de uma Viagem às Terras do Brasil”



Em 1578 , Léry publica , após inúmeros contratempos o seu livro mais famoso , História de uma Viagem às Terras do Brasil, uma obra-prima da etnografia. Nessa obra , além do relato de dramáticas experiências aqui vividas , Léry faz precisas descrições da natureza, da terra, e dos índios. Nos anexos , coloca a transcrição de duas músicas indígenas – sendo esse o primeiro documento da música indígena que se conhece .



Léry vesus Thévet



Em 1567 , a França Antártica foi conquistada pelos portugueses que em seu lugar criaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

André Thévet , um frade franciscano francês , acusou os protestantes pelo fracasso da colônia , em seu livro "Cosmografia Universal" , de 1575 . Em resposta a essa acusação e atendendo a pedidos de amigos , Léry permitiu que seu diário de viagem fosse publicado com o título "Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil ".



Jean de Léry viveu os seus últimos anos de vida como pastor religioso em Genebra , Suiça , onde faleceu em 1613 .




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário