segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PARNAMIRIM FIELD POST 12

PARNAMIRIM FIELD  -  O TRAMPOLIM DA VITÓRIA



Em julho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) , o governo de Getúlio Vargas assinou  um acordo de defesa mútua que cedia áreas para a instalação de bases ( aérea e naval ) norte-americanas no Nordeste do Brasil .

Em 2 de março de 1942 o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal (RGN) , onde foi   construído o  campo de aviação Parnamirim .

 O  Parnamirim Field , tornou – se  o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viriam a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o teatro de operações ( o norte da África e o sul da Europa ), onde o destino  dos aliados contra os nazistas estava sendo decidido .

Parnamirim recebeu milhares de  aviões de guerra  a caminho dos “ fronts ” do  norte da  África , Oriente Médio, Itália, China, Birmânia  e Índia .

 As  primeiras Super Fortalezas Voadoras (  B-29 ) a bombardear o Japão, do 40th Bomb Group, tiveram que passar por Natal para chegar em bases aliadas na China .

Em Parnamirim Field , estima-se que pelo menos 100 pousos e decolagens  ocorressem diariamente, com relatos de até 300 em dias de pico, resultando numa média de 3 minutos a cada decolagem.

Um fato  curioso é que a dificuldade de navegação aérea  entre o Brasil e a África por  dificuldades  tecnológicas  à época , exigia  decolagens apenas à noite, pois a navegação se orientava  pelas estrelas, a exemplo dos primeiros navegadores.

A importância estratégica da Base Áérea de Parnamirm    fez com que ela fosse considerado pelos americanos como o “ Trampolim da Vitória” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário