PARNAMIRIM FIELD - O TRAMPOLIM DA VITÓRIA
Em julho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) , o governo de Getúlio Vargas assinou um acordo de defesa mútua que cedia áreas para a instalação de bases ( aérea e naval ) norte-americanas no Nordeste do Brasil .
Em 2 de março de 1942 o governo brasileiro criou, por meio de um decreto, a Base Aérea de Natal (RGN) , onde foi construído o campo de aviação Parnamirim .
O Parnamirim Field , tornou – se o maior campo de aviação e base de operações militares que os Estados Unidos viriam a ter, durante a Segunda Guerra, fora do seu território.
Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o teatro de operações ( o norte da África e o sul da Europa ), onde o destino dos aliados contra os nazistas estava sendo decidido .
Parnamirim recebeu milhares de aviões de guerra a caminho dos “ fronts ” do norte da África , Oriente Médio, Itália, China, Birmânia e Índia .
As primeiras Super Fortalezas Voadoras ( B-29 ) a bombardear o Japão, do 40th Bomb Group, tiveram que passar por Natal para chegar em bases aliadas na China .
Em Parnamirim Field , estima-se que pelo menos 100 pousos e decolagens ocorressem diariamente, com relatos de até 300 em dias de pico, resultando numa média de 3 minutos a cada decolagem.
Um fato curioso é que a dificuldade de navegação aérea entre o Brasil e a África por dificuldades tecnológicas à época , exigia decolagens apenas à noite, pois a navegação se orientava pelas estrelas, a exemplo dos primeiros navegadores.
A importância estratégica da Base Áérea de Parnamirm fez com que ela fosse considerado pelos americanos como o “ Trampolim da Vitória” .
Nenhum comentário:
Postar um comentário