segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O BRASIL NA I GUERRA MUNDIAL POST 11

O BRASIL NA I GUERRA MUNDIAL



A Primeira Guerra Mundial  foi um conflito  ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918 .

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente ( liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo Estados Unidos e as Potências Centrais ( liderada pelo Império Alemão , Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano) .

Em 28 de julho de 1914 eclode a 1ª.Guerra Mundial .



Em 4 de agosto do mesmo ano , o Brasil oficialmente declara sua neutralidade .

As  relações de neutralidade entre Brasil e o Império Alemão foram deterioradas  pela decisão alemã de autorizar seus submarinos a afundar qualquer navio que entrasse nas zonas de bloqueio .

No dia 5 de abril de 1917  , o vapor brasileiro Paraná, um dos nossos  maiores navios mercantes , carregado de café,  foi torpedeado por um submarino alemão no Canal da Mancha  e três brasileiros foram mortos .

No dia 11 de abril de 1917 o Brasil rompe relações diplomáticas com o bloco germânico .

Em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa.

No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro "Macau",  foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha.

Indignados ,  populares exigiam uma resposta enérgica das autoridades do Brasil ao torpedeamento dos nossoa navios.

Em 26 de outubro de 1917 , com a generalizada pressão popular contra a Alemanha, o país declarou guerra à Aliança Germânica.

A abertura dos portos brasileiros aos Aliados foi uma da primeiras atitudes do Brasil .  A Esquadra brasileira foi empregada no patrulhamento e na  guerra anti-submariana no Atlântico e a Divisão Naval  incorporou-se à esquadra britânica(  Royal Navy )  em Gibraltar.

 O Governo brasileiro enviou também  uma Missão Médica  para atuar em hospitais de campanha , um contingente de sargentos e oficiais para servirem junto ao exército francês e aviadores do Exército e da Marinha para se juntarem à Força Aérea Real ( RAF ) .

Em 11 de novembro de 1918 , termina a I Guerra Mundial com a vitória dos Aliados .

O Brasil por sua contribuição à vitória conseguiu assento na Conferência de Paz de Paris , que deu origem ao Tratado de Versalhes .

Nosso país conseguiu da Alemanha o pagamento com juros , do café perdido com os navios torpedeados e mais a posse de  70 navios  apreendidos em águas territoriais brasileiras .


Nenhum comentário:

Postar um comentário