sábado, 14 de janeiro de 2012

Pe. ANTONIO VIEIRA POST 1

Pe.  ANTONIO VIEIRA





O padre Antonio Vieira ( 1608 – 1697 ) foi um jesuíta missionário , escritor , orador sacro , diplomata e estadista luso-brasileiro , considerado um luminar da literatura portuguesa do Barroco .



Vieira é tido como um dos homens mais notáveis do mundo luso-brasileiro do século XVII e que praticamente governou Portugal , à sombra do Rei D.João IV , tal como o cardeal Richelieu fez na França  do Rei Luís XIII .



Nenhum europeu teve naquela época uma visão tão abrangente sobre a Europa e o Ultramar colonizado ; Vieira enfrentou o provincianismo dos administradores de Lisboa “ que nunca tinham saído daquele canto do Mundo” . Fóra a sua vinda inicial ao Brasil , Vieira atravessou o Atlântico quatro vezes .



Ao longo de sua profícua vida Vieira conviveu com índios , escravos africanos e brancos no Brasil  , e na Europa com políticos de Lisboa , diplomatas de Paris, Amsterdã ,cardeais do Vaticano , comerciantes , nobres e plebeus  .



Vieira  combatia a escravidião dos índios brasileiros , mas paradoxalmente , considerava a servidão dos negros africanos legal e legítima ; era implacável com os escravos fugidos do quilombo de  Palmares mas defendia enfaticamente os indígenas fugitivos dos  colonos  de São Paulo .



Vieira mostra-se filo - semita , respeitando os judeus e o judaísmo . Ele  defendia que aqueles judeus portuguêses que não tinham sido expulsos e que convertidos mais ou menos superficialmente ao cristianismo   ( Cristãos - Novos ) deviam reconquistar  a plenitude dos seus direitos de cidadania ,  algo que colidia  frontalmente  com o  pensamento e a ação da Inquisição  lusitana .



Assim , o mal seria utilizado para combater o mal , ou

seja , o dinheiro dos judeus portugueses seria usado  contra os hereges dos Países Baixos .  Os fins justificariam os meios , pois para o jesuíta   a bondade das obras está nos fins, e não nos instrumentos ; as obras de Deus, todas são boas; os instrumentos de que se serve, esses sim, podem ser bons e maus ”.

O Pe. Antonio Vieira ,  advogava  a todo o transe a idéia da paz com a Holanda ,  escrevendo em 1648  um polêmico parecer , que teve o título de “Papel Forte, que lhe deu D. João IV. por achar  fortíssima  a sua argumentação.

Neste  documento , Vieira  propôs  que Portugal entregasse a região do Nordeste à Holanda  que considerava  uma inimiga  militarmente invencível  , também porque   gastava – se  dez vezes mais com sua manutenção  do que o que se  obtinha  em contrapartida ,  e outros argumentos .

Cronologia breve :

Em 1608 nasce  Antonio Vieira ,  em Lisboa .

Em 1614 , Antônio Vieira chega com sua família à Bahia, onde  seu pai passa  a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia . Inicia os primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador .

Em 1634 é ordenado padre .   

Em 1641 após a Restauração da Independência (1640),  regressa  à  Lisboa onde  conquista a admiração ,  amizade e a confiança de João IV de Portugal , sendo por ele nomeado embaixador.

Em 1646 , como diplomata , é enviado aos Países Baixos para negociar a devolução do Nordeste do Brasil à Holanda  e , no ano seguinte vai  à França.

Em 1648 redige o famoso parcer denominado “Papel Forte” .

Em 1652 volta ao Brasil , como missionário no Maranhão e Grão - Pará , sempre defendendo a liberade dos índios .

Em 1654  , o padre Antônio Vieira parte para Lisboa, para  defender junto ao monarca os direitos dos indígenas escravizados , contra a cobiça dos colonos portugueses do Maranhão .

Em 1661 a  Cia. de Jesus é expulsa do Maranhão ; Vieira retorna  a Portugal, onde é perseguido e processado pela Inquisição  . Parte  para Roma, onde obtém   a revisão de seu processo no Vaticano .

Em 1681 decide  retornar  para o Brasil , onde  dedica-se  à tarefa de continuar a coligir os seus escritos Sermões ( 200 ) e Cartas ( 500 ) .

 Falece  na Bahia , em 18 de julho de 1697, com 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário