Tabaco é o nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana L. (Solanaceae) , das quais é extraída a substância chamada nicotina.
Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes curativos e usavam-no em cerimônias religiosas .
No Brasil, no início do século XVI , os primeiros portugueses a desembarcarem no país já encontraram o cultivo de fumo em quase todas as tribos indígenas .
Para os índios brasileiros, o uso do fumo geralmente era exclusivamente destinado aos pajés e limitado a ritos mágico-religiosos, como no chamamento aos deuses , nas predições e sessões de terapia ( pajelanças ) .
Entre os indígenas, o fumo era consumido comido, bebido , mascado, aspirado ( rapé ) e fumado , mas o hábito de fumar acabou se difundindo universalmente .
Em 1560 , Jean Nicot ( 1530 – 1600 ?) foi nomeado embaixador da corte da França em Portugal . Num jardim botânico de Lisboa , Nicot , que conhecia o uso terapêutico do tabaco pelos ameríndios , deparou-se com pé de tabaco e recebeu dele algumas sementes . Após retornar à França , dedicou-se ao plantio e testes terapêuticos com o tabaco . Por sua indicação , a rainha consorte Catarina de Médici ( 1519 – 1589 ) aspirou o tabaco em pó que curou – a de persistentes crises de enxaqueca . O sucesso do tratamento propagou-se imediatamente , com o que , a nicotina passou a ser considerada uma panacéia , e o hábito de fumar espalhou-se rapidamente por toda a Europa , chegando a ser catalogadas 59 doenças que se poderiam curar com o fumo . A palavra "tabaco" originou-se do termo taino ( Caribe ) tabaco, que designava o tubo em forma de "y" com que estes índios fumavam a erva . O seu nome científico , Nicotiana , foi dado em homenagem a Jean Nicot, o introdutor da planta como medicamento na França e Europa . |
Nenhum comentário:
Postar um comentário