sábado, 21 de janeiro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA NICOTINA POST 8

BREVE HISTÓRIA DA NICOTINA



Tabaco é o nome comum dado às plantas do gênero Nicotiana L. (Solanaceae) , das quais é extraída a substância chamada nicotina.

Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes curativos e usavam-no em cerimônias religiosas .

No Brasil, no início do século XVI , os primeiros portugueses a desembarcarem no país já encontraram o cultivo de fumo em quase todas as tribos indígenas .

Para os índios brasileiros, o uso do fumo  geralmente era exclusivamente destinado aos pajés e limitado a ritos mágico-religiosos, como no chamamento aos deuses , nas predições e sessões  de terapia ( pajelanças ) .

Entre os indígenas, o fumo era consumido  comido, bebido , mascado, aspirado ( rapé )  e fumado , mas o hábito de fumar  acabou se difundindo universalmente .

Em 1560 , Jean Nicot ( 1530 – 1600 ?) foi nomeado embaixador da corte da França em Portugal .
Num jardim botânico de Lisboa , Nicot , que conhecia o uso terapêutico do tabaco pelos ameríndios , deparou-se com pé de tabaco e recebeu dele  algumas sementes .  Após retornar à França , dedicou-se ao plantio e testes terapêuticos com o tabaco .
Por sua indicação , a rainha consorte Catarina de Médici ( 1519 – 1589 ) aspirou o tabaco em pó que curou – a de persistentes crises de enxaqueca .
O sucesso do tratamento propagou-se imediatamente , com o que , a nicotina passou a ser considerada uma panacéia , e o hábito de fumar espalhou-se rapidamente por toda a Europa , chegando a ser catalogadas 59 doenças que se poderiam curar com o fumo .
A palavra "tabaco" originou-se do termo taino ( Caribe ) tabaco, que designava o tubo em forma de "y" com que estes índios fumavam a erva .
O seu nome científico , Nicotiana  , foi dado em homenagem a Jean Nicot, o introdutor da planta como medicamento  na França e Europa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário