domingo, 15 de janeiro de 2012

NASSAU POST 6

NASSAU



João Maurício de Nassau-Siegen ou simplesmente Nassau ( 1604 – 1679 ) , cognominado "o Brasileiro",  foi um administrador eficiente , e sob sua gestão ( 1637-1644 ) o domínio neerlandês no Brasil consolidou – se , prosperou e atingiu o auge.

Nassau conseguiu durante a maior parte de  sua profícua  gestão conciliar os interesses econômicos da Cia. das Índias Ocidentais ( WIC ) e dos senhores de engenho de açucar do Nordeste do Brasil .

Ele trouxe para o Brasil pintores , naturalistas e cientistas transformando Recife ( Cidade Maurícia ) numa cidade cosmopolita e plural ; foram  criados  o 1º Observatório Astronômico e o 1º Museu Marítimo do Brasil .

Nassau , ele próprio um calvinista , garantiu a liberdade religiosa para protestantes , católicos , e ,  dentro de certos limites para os judeus  provenientes de várias partes da Europa .

Nassau também introduziu no Brasil a política do livre – comércio.

Consolidada a ocupação militar de Pernambuco, Nassau  expandiu a conquista com a anexação do litoral das Capitanias do Ceará, Sergipe e Maranhão, mas fracassou na tentativa de conquistar a Bahia (1639 ) .

Seus êxitos militares  inegáveis foram a defesa do Brasil Holandês contra o ataque da armada luso-espanhola em 1640 e a conquista de Angola , São Tomé e do Maranhão em 1641 . Luanda e Benguela fornecedoras de mão de obra escrava tornaram – se enclaves holandeses na África .

O  governo nassoviano está associado ao planejamento urbano de Recife,  caracterizada pela liberdade de circulação por meio de pontes e de ruas pavimentadas e traçadas geometricamente, mercados e praças bem plantadas .

Após sete anos de governo , Nassau  mesmo tendo desenvolvido uma política conciliadora e tolerante, não conseguiu impedir  divergências insuperáveis entre sua forma de administrar  e os lucros esperados pela WIC .

Após deixar o cargo e substituido por uma junta governativa , retorna à Europa , em 23 de maio de 1644.

Em 26 de janeiro de 1654 os holandêses são expulsos do Brasil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário